Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos comemora 20 anos

05/12/2003 14:10

O Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (EQA/UFSC) vai comemorar seus 20 anos com homenagens. Na segunda-feira (8/12), às 18h30, no Auditório Luiz Antunes Teixeira, no Centro Tecnológico (CTC), será realizada uma cerimônia para homenagear quem construiu a sua história, como professores, funcionários e ex-alunos. Em 1983, a Engenharia Química deixou de ter apenas uma coordenadoria especial dentro do CTC e passou a departamento, o que aconteceu também com a Engenharia de Alimentos, em novembro de 1997. Vinte anos depois, os dois cursos estão entre os dez melhores do país. O bom conceito faz com que sejam procurados por estudantes de todo o Brasil. A relação candidato/vaga para o Vestibular 2004 está em 8,49 para o curso de Engenharia Química e 8,58 para o de Engenharia de Alimentos.

Nos laboratórios do EQA são realizadas pesquisas nas áreas de Engenharia de Reações Químicas e Desenvolvimento de Materiais; Fenômenos de Transporte e Meios Porosos; Modelagem, Otimização e Controle de Processos; Processos Biotecnológicos; Termodinâmica; Processos de Separação; Desenvolvimento e Otimização de Processos Químicos e de Alimentos; Análise de Gases e Poder Calorífico; tratamento Químico e Biológico de Efluentes.

O objetivo do curso de Engenharia de Alimentos da UFSC é formar profissionais altamente capacitados para atuar nos processos de industrialização de alimentos, que façam desde a seleção da matéria-prima adequada à industrialização, passando por todas as etapas do processo, pela definição das melhores condições de distribuição e de armazenamento do produto acabado. O engenheiro de alimentos combina conhecimentos da ciência e da engenharia na fabricação, preservação, transporte e armazenamento dos produtos alimentícios, procurando aproveitar ao máximo as reservas da agricultura, pecuária e pesca.

Já o curso de Engenharia Química tem como objetivo formar engenheiros para ter ação científica, tecnológica e administrativa, que visem ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade e que tenham como parâmetros qualidade, segurança e economia. O engenheiro químico é o profissional capaz de atuar nas fases de concepção, planejamento, projeto, otimização e operação de processos químicos.

Atualmente, o Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da UFSC possui 29 professores, sendo 23 doutores e 6 mestres, 13 servidores, 430 alunos e 17 bolsistas de iniciação científica.

CONVERSE com o professor Hugo Soares, chefe do Departamento de

Engenharia Química e Engenharia de Alimentos pelo telefone 331 9448

ou e-mail soares@enq.ufsc.br

CONHEÇA o Departamento de Engenharia Química e Engenharia de

Alimentos no endereço http://www.enq.ufsc.br/

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico