Ciclo de conferências discute Vigotski e o Pensamento Contemporâneo

03/12/2003 16:59

O Programa em Pós-Graduação em Psicologia promove nesta quinta-feira, 4/12, o Ciclo de Conferências sobre Vigotski e o Pensamento Contemporâneo. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Universitária, das 9h às 14h.

O ciclo de conferências permitirá reflexões sobre as contribuições de Vigotski para a Psicologia moderna. Segundo a professora Andréia Zanella, Vigotski inaugurou a Psicologia Histórico-Cultural que leva em conta a influência dos fatores históricos e culturais nos indivíduos. “Vigotski introduz na Psicologia a dialética cultural, que é a idéia de que o homem influencia e também é influenciado pela própria cultura. Foi ele quem melhor conseguiu explicar a cultura que constitui o sujeito”, explica Andréia Zanella.

Informações biográficas de Vigotski

Lev Semyonovitch Vigotsky nasceu na Bielo Rússia em 1896. Graduou-se em Direito pela Universidade de Moscou e, mais tarde, dedicou-se à pesquisa literária. Entre 1917 e 1923 atuou como professor e pesquisador no campo das artes, da literatura e da Psicologia.

A partir de 1924, em Moscou, aprofundou suas investigação no campo da Psicologia, encaminhando-se para a Educação de Deficientes. Entre 1925 e 1934, desenvolveu, com outros cientistas, estudos de Psicologia nas áreas que contemplavam as anormalidades físicas e mentais. Depois de concluir outro curso, o de Medicina, foi convidado a dirigir o Departamento de Psicologia do Instituto Soviético de Medicina Experimental. Faleceu em 11 de junho de 1934.

Vigotski viveu em plena efervescência da Revolução Comunista. O contexto político pelo qual passava a Rússia influenciou de forma decisiva seus estudos e os de seus colaboradores, principalmente Luria e Leontiev. Assim, o foco de suas preocupações foi o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana, como resultado de um processo sócio-histórico.

Mais informações pelo telefone (48) 331-8566 ou pelo e-mail mest-psi@cfh.ufsc.br