Abstenção no primeiro dia de vestibular da UFSC é de 8,98%
O primeiro dia de provas do Vestibular 2004 da UFSC teve índice de abstenção de 8.98% (3.492 candidatos não fizeram as provas). O índice é bastante inferior ao do ano passado, que foi de 14.10%. As informações foram divulgadas pelo presidente da Comissão Permanente do Vestibular da UFSC, professor Edemir Costa, e pelo reitor da UFSC, professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. A avaliação preliminar para a redução no índice de abstenção é de que os candidatos que se inscreveram de fato tinham o interesse de realizar as provas do Vestibular da UFSC. Confira também os gabaritos do primeiro dia.
Para o segundo dia a Coperve chama a atenção dos vestibulandos para que tenham maior cuidado com o horário de chegada aos locais de prova, já que a prova acontecerá em uma segunda-feira e os trabalhos de recuperação da ponte Colombo Salles podem causar transtornos para deslocamento.
Este ano o concurso abre 3.890 vagas para 60 cursos, incluindo habilitações e opções (diurno e noturno). O concurso está sendo realizado nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. Este ano, 38.854 estudantes se inscreveram para as provas. No ano passado foram 40.336 inscritos. Novamente o curso mais concorrido é Medicina, com 44,92 candidatos por vaga, em seguida vêm Jornalismo, com 21.30 e Nutrição, com 20,03.
As provas iniciaram neste domingo, com as disciplinas de Biologia (10 questões), Geografia (10 questões), Matemática (10 questões) e Química (10 questões). Nesta segunda-feira serão realizadas as provas de cinco disciplinas: Física(10 questões); História 10 questões); Língua Estrangeira, em que o candidato pode optar entre Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (10 questões), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (10 questões) e Redação.
Na redação, o candidato que receber uma pontuação menor que 3,0 será eliminado. O candidato não deve escrever seu nome e nem assinar a redação. Nesta prova a pontuação varia de 0 a 10. O objetivo da redação é avaliar a expressão escrita do estudante. O candidato deve escrever sobre determinado tema a partir de um título, de imagem ou de leitura e compreensão de textos oferecidos. Espera-se que o vestibulando não apenas identifique e desenvolva o tema proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as idéias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, e elaborar argumentos.
A redação deve ser produzida segundo critérios de adequação (ao tema proposto, à modalidade escrita em língua padrão, ao vocabulário e ao número de linhas solicitado, que é entre 20 e 30); coerência e coesão (característica que faz com que um texto seja mais do que uma soma de frases soltas e atribuem unidade á redação), além de Informatividade e Argumentação. Com estes últimos critérios serão avaliados o nível de informação em relação ao mundo em que o estudante vive, condizente com seu nível de escolaridade, além de mostrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo consistente em função do ponto de vista adotado.
Estarão concorrendo a uma vaga os candidatos que efetivamente realizarem as duas provas e obtiverem: pelo menos 3,0 pontos na disciplina de Redação; pelo menos 3,0 pontos em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e pelo menos 20,0 pontos no conjunto das disciplinas Língua Estrangeira, História, Geografia, Física, Matemática, Biologia e Química.
O vestibular deste ano ano possui 80 questões, 16 a menos que a prova do ano anterior, além da redação. Os candidatos classificados para o primeiro e segundo períodos deverão fazer sua matrícula nos dias 12 e 13 de fevereiro, na Sala Climatizada da Biblioteca Universitária. . A única exceção são os estudantes classificados para o curso de graduação em Engenharia de Materiais, que farão sua matricula nos dias 28 e 29 de janeiro de 2004, na secretaria do colegiado do curso.
Mais informações 48 331 8199/ 331 8170 e 331 8155