UFSC inaugura laboratório pioneiro em universidades brasileiras

07/11/2003 15:19

Televisão com imagem distorcida quando alguém liga o liquidificador, conversas telefônicas cruzadas, celular que não funciona próximo a antenas. Quanto maior o número de equipamentos eletrônicos presentes em um ambiente, maiores as chances de interferência entre eles. Com a crescente utilização destes tipos de equipamento nas casas e locais de trabalho, aumenta também a necessidade de se estudar formas de evitar as interferências e harmonizar o seu funcionamento.

Pensando nisso, a Universidade Federal de Santa Catarina inaugura na próxima terça-feira (11), às 18h30, as novas instalações do Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética (MagLab), o único nesta área de pesquisa em universidades brasileiras, com estrutura encontrada apenas em centros de ensino de países de Primeiro Mundo, como Estados Unidos, Alemanha e França.

“Hoje, temos nas casas, escritórios, hospitais e indústrias um meio ambiente eletrônico muito carregado. O nosso objetivo é achar soluções para que os equipamentos possam conviver no mesmo ambiente de forma harmônica do ponto de vista eletrônico, sem prejuízos no funcionamento e para as pessoas”, explica o coordenador do laboratório, professor Adroaldo Raizer, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC.

O MagLab já existe na UFSC, porém com instalações e estrutura menores, e atua na formação de pessoal especializado no desenvolvimento de equipamentos que obedeçam às normas, e na busca de aperfeiçoamento e soluções inovadoras de compatibilidade eletromagnética. As pesquisas desenvolvidas e publicadas pelos estudantes de mestrado e doutorado vinculados ao laboratório tornam-se referência na área. O MagLab ainda desenvolve, eventualmente, parcerias com indústrias e empresas na adequação dos produtos às normas exigidas para comercialização.

O laboratório que será inaugurado dia 11 é um projeto integrado do Grupo de Engenharia em Compatibilidade Eletromagnética da UFSC (Gemco), com a participação e os recursos financeiros da Associação Catatinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e da Financiadora de Estudos e projetos (Finep).

NO DIA 10 DE NOVEMBRO (SEGUNDA-FEIRA), ÀS 14 HORAS, HAVERÁ UMA VISITA À IMPRENSA PARA DEMONSTRAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO, QUE ESTÁ LOCALIZADO NO PRIMEIRO ANDAR DO PRÉDIO DA ENGENHARIA

ELÉTRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Fale com o coordenador do MagLab, professor Adroaldo Raizer, por e-mail – raizer@eel.ufsc.br – ou pelo telefone (48) 331-7557.

Visite o site do laboratório – http://www.maglab.ufsc.br.

Visite também o site da Acate – http://www.acate.com.br – e da finep – http://www.finep.gov.br.

Sobre radiação eletromagnética, veja o Boletim Quantum – http://www.ctc.ufsc.br/nucleo/quantum2001_1.pdf

Testes realizados pelo MagLab:

– testes de emissões radiadas e conduzidas; testes de imunidade conduzida e radiada (susceptibilidade eletromagnética);

– Verificações de conformidade: IEC, EN, CISPR, CE, FCC, VDE, ANSI, IEEE, ANATEL, ANVISA, ICNIRP etc.;

– Análise de qualidade de energia elétrica (distorção harmônica, fator de potência, flexões e ondulações, transitórios, sub e

sobretensões, desvios de freqüência);

– Avaliação de campos elétricos e magnéticos (ambientes de trabalho, monitores de vídeo, equipamentos eletroeletrônicos,

equipamentos de telefonia);

– Monitoramento de radiação eletromagnética (estações rádio-rase, telefonia celular, rádios, TV’s e sistemas de comunicação

em geral);

– Medições de campos elétricos e magnéticos (linhas de transmissão, subestações de energia elétrica);

– Equipamentos de microondas para sistemas industriais (aquecimento, esterilização etc.).

Linhas de pesquisa do Gemco:

– Compatibilidade eletromagnética em sistemas eletroeletrônicos;

– Efeitos de campos eletromagnéticos em seres vivos e no meio ambiente;

– Métodos numéricos em compatibilidade eletromagnética.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico