Semana de Aqüicultura integra estudantes e profissionais

24/11/2003 17:42

Promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação e criar oportunidades de discussões sobre temas relevantes à formação e atuação do engenheiro de aqüicultura são alguns dos objetivos da I Semana de Aqüicultura. O evento inicia nesta segunda e prossegue até sexta-feira, das 18 às 22h, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus da UFSC no bairro Itacorubi.

A semana terá diversas atividades como palestras, mesas-redondas, curso prático de aquariofilia (relativo à manutenção e montagem de aquários) e minicursos. Além disso, haverá estandes com livros relacionados à área de aqüicultura, material de aquariofilia e a divulgação dos trabalhos realizados e das linhas de pesquisa desenvolvidas dentro dos laboratórios do Departamento de Aqüicultura. As inscrições estão encerradas e as vagas esgotadas.

A aqüicultura é uma atividade dedicada ao cultivo das diferentes espécies que vivem na água. O objetivo dos estudos desta área é tornar a aqüicultura uma alternativa de produção alimentar que substitua gradualmente a extração animal de ecossistemas marinhos e continentais praticada ao longo dos anos. É um mercado que apresenta um crescimento anual de 8%.

O curso de Engenharia em Aqüicultura da UFSC foi criado em 1998 levando em conta o elevado potencial de desenvolvimento da atividade em Santa Catarina e no litoral brasileiro. A graduação funciona no período diurno, com 60 vagas por ano e o aluno leva no mínimo 9 semestres para se formar. O currículo interdisciplinar possui matérias de Ciências Biológicas, Ciências Sócio-Econômicas e daquelas relativas às engenharias propriamente ditas.

A primeira turma de Engenharia em Aqüicultura da UFSC formou-se esse ano. Os profissionais dessa área saem da universidade com conhecimento sobre os organismos aquáticos, seus ecossistemas e diferentes formas de cultivo.O engenheiro de aqüicultura formado na UFSC tem também um perfil empreendedor baseado nos seus conhecimentos em tecnologia de cultivo, engenharia, economia e administração que possibilitarão o crescimento da aqüicultura brasileira.

A UFSC também já possui o Programa de Pós-Graduação em Aqüicultura. Atualmente, os formandos dessa área podem dispor do curso de Mestrado em Aqüicultura para o aprimoramento de sua formação, aprofundando-se no conhecimento da área de organismos aquáticos cultiváveis.

Para mais informações sobre o curso de graduação o telefone é 331 5410, na pós-graduação o telefone é 331 9358. E para falar com a comissão organizadora da semana você pode ligar para o telefone do Centro Acadêmico de Engenharia em Aqüicultura, 331 5420,ou mandar um e-mail para o endereço: primeirasemaqui@ig.com.br.

Programação

Segunda-feira, dia 24

– 12 às 18h: Entrega de material e recepção aos participantes no CAEAqui

– 18 às 18h30: sessão de Abertura

– 18h30 às 19h30: palestra sobre Aquicultura na Europa, com o professor Walter Muedas (Unisul)

– 20 às 21h30h: mesa redonda “Sustentabilidade na Aqüicultura”, com

Jefferson Rosano de Alencar – arquiteto e urbanista e mestrando em Aqüicultura (UFSC); “Macroalgas no tratamento de efluentes de carcinicultura marinha”, com Rodrigo de Almeida Mohedano – biólogo e mestrando em Aqüicultura (UFSC); “Tratamento de efluentes de piscicultura com macrófitas aquáticas”, Flávia de Almeida Tavares – zootecnista e mestranda em Aqüicultura (UFSC); e “Utilização de macroalgas e macrófitas na alimentação de peixes onívoros”

Terça-feira, dia 25

– 17 às 18h: palestra “Responsabilidade técnica do profissional e fiscalização em Aqüicultura”

– 18 às 19h: palestra “A certificação ambiental ISO 14001 no Laboratório de Camarões Marinhos (UFSC/ CCA/ AQI/LCM)”, com professor Elpídio Beltrame (LCM/ UFSC)

– 19h30 às 20h30: palestra “Desenvolvimento de tecnologia pra produção de ostra nativa”, João Guzenski – oceanógrafo e mestre em Aqüicultura (CCA/ UFSC)

– 20h30 às 21h30: palestra “O cultivo de ostra no Estado do Ceará”, com Maximiano Pinheiro Dantas Neto, do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR/UFC

Quarta-feira, dia 26

– 17 às 18h: palestra “Crise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável”, com professor Luis Vinatea Arana (CCA/ UFSC)

– 18 às 19h30: curso prático “Introdução a Aquarofilia (Montagem e manutenção de aquários)”, com Rodrigo R. Ferreira

– 17 às 18h: mini-curso “Biorremediação de áreas impactadas pela Aqüicultura”, com professor Alfredo de Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Quinta-feira, dia 27

– 17 às 18h: palestra “Biossegurança na Aqüicultura”, com Ana Lúcia Carneiro Schaefer – bióloga e mestre em Aqüicultura (UFSC /CCA)

– 18 às 19h: palestra “Restauração de áreas ciliares: imitando a natureza”, com professor Ademir Reis (CCB/ UFSC)

– 19h30 às 21h30: mini-curso “Como reproduzir peixes ornamentais de água doce”, com professor Maurício Keniti Nagata, do Instituto de Pesca (SP)

Sexta-feira, dia 28

– 17 às 18h: palestra “Aspectos reprodutivos de moluscos bivalves e sua aplicação em Aquicultura”, com professora Carla Medeiros y Araújo, da Universidade de Brasília (UnB)

– 18 às 19h: palestra “Criação de rãs”, com zootecnista José Luiz Pedreira Mouriño, da Unesp/ Jaboticabal

– 19h30 às 21h30: mini-curso (continuação) “Como reproduzir peixes ornamentais de água doce”, com professor Maurício Keniti Nagata, do Instituto de Pesca (SP)