Modelos animais para pesquisa em dependência às drogas será tema do projeto `Papo Sobre Ciência`
Como atuam drogas como o álcool, a maconha e a cocaína sobre o cérebro? Mais do que isso, como aproveitar propriedades destes psicotrópicos em aplicações terapêuticas? Em busca de respostas a perguntas desse tipo, são realizadas junto à Coordenadoria Especial de Farmacologia da UFSC pesquisas avançadas com modelos animais. O uso destes modelos permite o desenvolvimento de conhecimentos a partir do estudo em cobaias, como o camundongo, que tem estrutura cerebral semelhante a do ser humano.
“Através do uso de procedimentos psicofarmacológicos em animais de laboratório nossa pesquisa procura identificar drogas que possam ser úteis no alívio do sofrimento humano, bem como investigar os mecanismos comportamentais, neuroquímicos e neuroanatômicos através das quais os medicamentos psicotrópicos atuam”, explica o professor Reinaldo N. Takahashi. Doutor em Psicologia Experimental pela La Trobe University (Austrália), líder do grupo de pesquisa `Neurofarmacologia Comportamental` da UFSC e representante regional da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), o professor será o convidado de mais um encontro do projeto Papo Sobre Ciência, desenvolvido pela Agência de Comunicação da UFSC. O encontro com o tema `Modelos animais para a pesquisa em dependência às drogas` será realizado nesta quinta-feira, 6/11, a partir de 14h, na sala 05 da Fapeu. A entrada é franca.
Jornalismo Científico
O projeto `Papo Sobre Ciência` vem sendo desenvolvido com o objetivo de estimular a produção de matérias na área de Jornalismo Científico pela mídia em geral. A estratégia empregada para aproximação de jornalistas e pesquisadores é a promoção de encontros periódicos, em que são tratados temas de destaque do desenvolvimento científico e tecnológico. Durante o `Papo`, o pesquisador tem um tempo para apresentação do assunto e os participantes podem colocar seus questionamentos, dúvidas, curiosidades. O projeto é especialmente dirigido a jornalistas, mas os encontros são abertos a outros interessados. No ano passado foram realizados seis encontros, sendo abordados os temas Biotecnologia/Genoma, Inteligência Artificial, Astrofísica, Fitoterápicos, Populações Indígenas e Biodiversidade/Peixes de Água Doce.
Este ano a temática do encontro é `Ciência e Saúde`.
Mais informações sobre o projeto Papo Sobre Ciência com Áureo Moraes ou Arley Reis, fone 48 331 9323