Evento discute ética e liberdade de expressão na Internet
Privacidade das informações e liberdade de expressão, responsabilidade penal e civil por atos ilícitos na Internet e qualidade na informação pública brasileira são alguns dos temas na pauta do II Ciberética – Simpósio Internacional de Propriedade Intelectual, Informação e Ética, que acontece até sexta-feira, 14/11, no CentroSul, em Florianópolis. O evento, realizado pela primeira vez em 1989, conta com apoio da UFSC e tem como público-alvo profissionais das áreas de ciência da informação, biblioteconomia, comunicação, arquivistas, informática, jurídica, membros dos três poderes, consultores, editores, analistas de sistemas, especialistas em redes de informação, direito e ciência da computação.
“O debate sobre propriedade intelectual, informação e ética no ciberespaço possibilita direcionar políticas públicas estratégicas nas dimensões sociais, educacionais, culturais e econômicas”, diz a professora Ursula Blatmann, da Comissão Organizadora. Para ela, as reflexões resultantes do Ciberética, através da participação de representantes de diversos segmentos sociais, instituições de ensino, organizações, empresas e do governo, fortalecem a prática e possibilitam a consolidação seja de pesquisas ou das ações no cotidiano.
Elisabete Moreira, presidente da Associação Catarinense de Bibliotecários, um dos órgãos promotores, observa que o simpósio tem como norteador as bases da sociedade do terceiro milênio pautadas em compreender a propriedade intelectual como um bem e da informação como um direito do ser humano no que se refere ao acesso às novas tecnologias.
A programação do II Ciberética prevê conferências, palestras, comunicações técnicas e debates sobre direito à privacidade, requisitos na qualidade de conteúdos das informações, preservação e acesso aos documentos digitais, implicações nos processos da propriedade intelectual, responsabilidade penal e civil de atos ilícitos na Internet, regulamentação do governo eletrônico, gestão da informação e do conhecimento e teletrabalho.
Mais informações pelos fones 331—7113/234-7223 com Ursula Blattmann, ou 234-3217/223-8153 com Elisabete Moreira, também no site http://www.ciberetica.org.br/</a