Evento discute a relação entre arte e literatura
O Programa de Pós-Graduação de Literatura da UFSC e o Museu Victor Meirelles estarão promovendo um seminário sobre a relação entre arte e literatura. O encontro acontece nesta quinta-feira, 27/11, no Auditório do Prédio do Básico no Campus da UFSC. O Seminário `Arte e Literatura: A (Des) Construção Da Crítica Estética Contemporânea` busca uma relação entre a Desconstrução da literatura e a Desmaterialização das artes plásticas. Segundo o artista e mestre em Teoria Literária Luciano Ruas, a desconstrução da literatura e a desmaterialização das artes plásticas são fenômenos que surgiram na década de 60 e representam os valores de banalidade, densidade e, ao mesmo tempo, vazio, que são os valores da contemporaneidade.
O programa do Seminário começou com a mesa-redonda `Arte Literatura e Crítica`, às 9h30, com o artista e mestre Luciano Ruas, a artista e mestre em Artes Visuais Raquel Stolf, o Prof. Dr. Wladimir Garcia e a Prof.ª Drª Ana Luiza Andrade – ambos professores do Programa de Pós-Graduação em Literatura/UFSC.
Às 14h acontecerá o encontro com o artista Waltércio Caldas, cuja produção é de fundamental importância para a arte brasileira. Waltércio vem atuando com destaque no cenário nacional e internacional das artes visuais. Na década de 70 foi co-editor da revista Malasartes; em 1973 realizou sua primeira individual no MAM/RJ (onde recebeu o prêmio anual de viagem melhor exposição); em 1979 publicou o livro Aparelhos, com texto crítico de Ronaldo Brito; em 1982 publicou pela FUNARTE o Manual da Ciência Popular e em 1996, escreveu a obra O Livro Velázquez.
Caldas possui obras em diversos espaços públicos em São Paulo, Rio de Janeiro, Alemanha e Noruega. Participou de importantes exposições coletivas como a Bienal Internacional de São Paulo, Documenta de Kassel (Alemanha) e Bienal de Veneza.
As inscrições serão gratuitas (60 vagas) e podem ser feitas pelo telefone (48) 222-0692.