Congresso vai discutir a relação entre atividade física e saúde
Promoção da atividade física, da saúde e do bem-estar na comunidade, na empresa e na escola será o tema central do 4º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, que será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Convenções da FIESC. O congresso é uma iniciativa do Centro de Desportos da UFSC, através do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física.
Profissionais de todo o país e do exterior estarão presentes no Congresso. Desta vez, dois pesquisadores internacionais de renome estão confirmados: Mike Pratt, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e James Sallis, da San Diego State University, EUA.
Nesta quarta edição, a programação científica prevê a realização de conferências, mesas-redondas, oficinas, apresentação de temas livres e outras atividades. Além da agenda científica, atividades sociais e culturais estão sendo organizadas. O Congresso procura reunir e discutir pesquisas e políticas públicas de incentivo à atividade física.
Cerca de 320 pesquisas sobre atividades físicas na comunidade, nas empresas e nas escolas, serão apresentadas pelos profissionais. Uma destas revela que cerca de 48% dos estudantes do ensino médio de Santa Catarina não fazem educação física nas escolas. Essa pesquisa foi realizada com 5000 estudantes de todo o Estado pelo Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da UFSC. Segundo o coordenador do NuPAF, professor Markus Nahas, o resultado é alarmante, já que a disciplina de Educação Física é obrigatória por lei.
O Congresso é direcionado a especialistas e estudantes de diversas áreas como educação física, nutrição, medicina e fisioterapia.
Inscrições e mais informações pelo telefone 331-8519, pelo site http://www.nupaf.ufsc.br ou pelo e-mail: nupaf@cds.ufsc.br