Abertas inscrições para segunda edição do curso de Especialização em Biossegurança

04/11/2003 13:50

Estão abertas até o dia 05 de dezembro as inscrições para a segunda edição do curso de Especialização em Biossegurança da UFSC. Criado em 2002, o curso é o primeiro do gênero no país, buscando formar profissionais capazes de assegurar o avanço dos processos tecnológicos e proteger a saúde humana, animal e o meio ambiente. É destinado a agrônomos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, veterinários, químicos, sociólogos, advogados, jornalistas e demais profissionais com atividades envolvendo conhecimento ou procedimentos em biossegurança.

Para inscrição, os candidatos devem ter nível superior, conhecimentos básicos de informática e domínio de língua inglesa para leitura e interpretação de textos. Será gratuito para os 50 alunos selecionados por uma comissão formada por professores do Curso que irá avaliar os seguintes pontos: documentação apresentada, currículo, coerência entre as áreas de atuação e a manifestação de interesse. A divulgação dos resultados do processo seletivo acontecerá no dia 22 de dezembro.

O curso, que é realizado pela segunda vez, terá início no dia 01 de março de 2004, compreendendo 420 horas-aula distribuídas em nove disciplinas. As atividades incluem aulas teóricas, estudos de casos, seminários e o desenvolvimento de uma monografia. Um curso de nivelamento obrigatório antecede o curso de especialização. A programação prevê aulas sobre bioética e propriedade intelectual; introdução à biossegurança; geração, acondicionamento, transporte, armazenamento e disposição final de resíduos especiais; biossegurança e organismos geneticamente modificados; planejamento e adequação de áreas de risco, entre outras.

A Biossegurança é uma ciência que surgiu no século XX com o objetivo de minimizar os riscos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratórios ou quando aplicadas ao meio ambiente. É regulamentada em diversos países por leis específicas. No Brasil, a legislação de Biossegurança abrange apenas a tecnologia de Engenharia Genética, estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente modificados (transgênicos).

O curso de especialização em Biossegurança é oferecido pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC e patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (ANBio), Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Funcitec) e UFSC.

Mais informações pelo fone 331-9049 ou pelo site http://www.biosseguranca.ufsc.br