Segue temporada de Brecht no Teatro da UFSC
Este é o último fim de semana em que está em cartaz no Teatro da UFSC, às 21 horas, a peça A exceção e a Regra, de Bertolt Brecht. A montagem é resultado da Oficina de Teatro para Adolescentes do Departamento Artístico Cultural da UFSC, e representou o Estado e o Brasil no III Encontro Internacional de Teatro para Adolescentes em Montpellier, França, em abril deste ano.
A peça tem sido apresentada em escolas públicas de Florianópolis e agora, com esta temporada, poderá também ser vista pelo público em geral, no teatro da Universidade, de sexta a domingo, dias 17, 18 e 19 de outubro, sempre às 21 horas.
O projeto Oficina de Teatro para Adolescentes, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, vem trabalhando com adolescentes da comunidade desde 1987. Este projeto tem como objetivo principal a montagem de espetáculos teatrais para serem apresentados nas escolas públicas de Santa Catarina e em eventos culturais. A produção teatral com os adolescentes envolve o fazer e o apresentar e a formação do público infanto-juvenil: apreciar e avaliar o texto teatral.
Além de contribuir com a atividade artístico-cultural nas escolas, a Oficina possibilita o intercâmbio de experiências entre os adolescentes, aproximando a Universidade e a Comunidade.
A Oficina trabalha com a iniciação do adolescente no jogo e na pesquisa do texto dramático. As aulas envolvem a investigação do espaço cênico, o desenvolvimento da consciência corporal, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator, que também participa na pesquisa do cenário, figurino, iluminação e sonoplastia que envolvem a produção teatral.
Para o ano de 2003, a Oficina montou o espetáculo A Exceção e a Regra, de Bertolt Brecht, dirigido por Denise Bendiner. A Oficina é coordenada por Zélia Sabino.O espetáculo conta a história de uma viagem, através do deserto, em busca de petróleo. Os personagens são exploradores, explorados, côro e narrador.
A escolha do texto foi pensada em grupo. No trabalho de construção do
espetáculo, as cenas foram criadas e experimentadas por todos,
possibilitando o exercício de um fazer teatral em que cada aluno-ator pôde, também, se colocar e experimentar todos os papéis e jogos criados pelo grupo, vivenciando o dinamismo das relações de poder.
O teatro de Brecht tem como principal objetivo a crítica social e, nesse sentido, é apresentado como uma forma de refletir a sociedade e,
consequentemente, fazer uma crítica às instituições que procuram manter as relações sociais tais como são.
O grupo se apresentou na V Mostra de Teatro Educação e na III
SEPEX-Semana de Ensino Pesquisa e Extensão, eventos da UFSC, e participou do III Encontro Internacional de Teatro para Adolescentes em Montpellier/França em abril de 2003, como representante de Santa Catarina e do Brasil.
Atualmente o grupo realiza apresentações do espetáculo gratuitamente nas escolas públicas de Florianópolis. Maiores informações com Zélia Sabino no DAC: telefone: 331. 9348 e 331.9447
Este evento é uma realização do DAC – Departamento Artístico Cultural, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e tem o Apoio Cultural de Icatu Hartford, Eletrosul, FUNCITEC, FEESC
SERVIÇO: O QUE: Espetáculo teatral A exceção e a Regra, de Bertolt Brecht
QUANDO: de sexta a domingo, dias 17, 18 e 19 de outubro
HORÁRIO: 21 horas
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade
QUANTO: 10,00 e 5,00 (estudantes)
CONTATO: Teatro da UFSC: 331.9348 e 331.9447
ELENCO
Elissa Tavares Cordeiro
Fernanda Gilioli
Luisa Juppe
Maira Dario da Cruz
Mag Soares
Pedro Paulo Pitta
Rodrigo Habkost Machado
Thais Garbin
Tiê Fernandes Pereira Direção: Denise Bendiner
Coordenação da Oficina: Zélia Sabino