Simpósio Nacional sobre Formigas começou neste domingo

15/09/2003 10:37

O comportamento das formigas, sua evolução e genética e o controle químico através de produtos como inseticidas ou através de produtos naturais como extratos de plantas são alguns dos temas tratados no XVI Simpósio de Mirmecologia, (`mirmekos` : é formiga em grego) que começou dia 14 e vai até 19 de setembro na UFSC. O encontro vai reuinir pesquisadores, alunos, professores e técnicos que trabalhem com esses insetos ou tenham realizado alguma pesquisa sobre o assunto. O evento é nacional e será realizado pela primeira vez em Santa Catarina.

O responsável pela organização, professor Benedito Cortês Lopes, ressalta que os temas abordados são de interesse do público em geral, e não apenas da área de biologia. Cita como exemplo o trabalho que mostrará quem são as formigas urbanas, também conhecidas como domésticas e encontradas nas casas, hospitais e restaurantes. Destaca também a mesa-redonda que trata da presença desse inseto nos diversos ecossistemas brasileiros, como cerrado, caatinga, mata atlântica e mangues, desempenhando diferentes papéis. O professor enfatiza a importância desse animal que faz parte de quase todas as cadeias biológicas, com importante papel ecológico ao comer insetos, servir de alimento para outros animais, modificar a paisagem ao carregar sementes, etc.

As atividades serão realizadas no auditório e na sala 2 da Fapeu e no auditório da Biblioteca Central. Informações www.xvi-smirmecologia.ufsc.br, ou 331 9099 e 331 9884