Professora da UFSC é nomeada representante do Brasil em Comitê Internacional de Aditivos e Contaminantes de Alimentos
A professora Vildes Maria Scussel, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC, foi incluída no Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA), um comitê científico administrado em conjunto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (WHO).
O JECFA é responsável pelos limites de segurança dos aditivos e contaminantes (agrotóxicos, micotoxinas, metais pesados) de alimentos em nível internacional. A professora vai representar o Brasil no comitê até 2006.
Os membros do JECFA avaliam, registram e definem as doses máximas
permitidas para os aditivos e contaminantes dos alimentos. Criado em 1956, o comitê faz parte do Codex Alimentarius, entidade ligada à FAO e à WHO que estabelece limites de segurança alimentar, drogas para animais, e trata de questões relacionadas à nutrição da população mundial.
O comitê é formado por 42 membros de 23 países, cuja representatividade depende da participação mundial na produção de alimentos. A seleção dos membros é feita levando em conta o conhecimento científico dos candidatos.
Como representante do Brasil no JECFA, a professora Vildes vai se reunir com uma comissão interna em Brasília para definir as posições do país em relação aos limites de aditivos e contaminantes de alimentos. Essas posições serão levadas para a 37ª reunião do JECFA-CODEX, que acontece no ano que vem, na Holanda. No encontro, os cientistas do comitê, acompanhados de representantes dos governos, vão defender as posições de seus países.
Embora o JECFA seja um comitê científico, as reuniões também envolvem outros interesses. A professora explica que os níveis de aditivos e contaminantes nos alimentos tem grandes implicações econômicas e políticas, pois pode interferir na produção e na exportação dos países. “É importante estabelecer esses limites considerando a saúde humana e levando em conta ainda os interesses econômicos, políticos e sociais.Temos que defender os interesses do Brasil na produção e exportação de alimentos”, destaca.
Vildes Maria Scussel é professora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) desde 1985. Formou-se na UFSC em Farmácia, fez mestrado em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com tema de tese em micotoxinas e é doutora em Ciência de Alimentos pela University of Reading, da Inglaterra, com tese em resíduos de fungicidas em vegetais. Vildes desenvolve pesquisas e atua nas áreas de toxicologia, resíduos de pesticidas, aflatoxinas e outras micotoxinas em alimentos. Publicou 34 artigos, é autora de sete livros e outros cinco capítulos, e tem 60 trabalhos publicados e em anais de eventos. Informações pelo telefone 331 5386 ou pelo e-mail vildes@cca.ufsc.br.






























