UFSC realiza nova formatura do Projeto Informática Educativa Inclusiva
A Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária da UFSC entrega nesta quarta-feira, 27 de agosto, às 19h, na sala dos conselhos da Reitoria, os certificados de conclusão do curso de Iniciação em Informática. Receberão o certificado 60 alunos carentes e 12 portadores de necessidades especiais.
O projeto Informática Educativa Inclusiva existe desde março de 2002 e até o momento formou cerca de 400 alunos. Ele é voltado para desempregados, trabalhadores e alunos do terceiro do ensino médio de escolas públicas, que tenham renda familiar inferior a quatro salários mínimos. Neste ano a iniciativa também está beneficiando portadores de necessidades especiais, principalmente pessoas que tenham Síndrome de Down. Esta é a segunda turma a ser formada.
Rosângela Machado, voluntária no projeto, diz que depois do curso muitas pessoas conseguiram vencer o medo de mexer no computador e aumentaram a auto-estima, vencendo muitas vezes até a depressão. “Essa é uma forma da universidade desenvolver o seu papel social, devolvendo para a comunidade um pouco do que ela paga em impostos”, diz Rosângela.
Muitos integrantes beneficiados pelo projeto ou conseguiram emprego ou foram promovidos no seu trabalho. Para os portadores de necessidades especiais o maior benefício foi aumentar o contato com outras pessoas através do computador, além de estarem preparados para desenvolver inúmeras atividades. Informações: 331-9559