UFSC coordena curso da Organização dos Estados Iberomericanos

26/08/2003 15:03

A interação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade orienta o Curso de Formação de Professores de Nível Médio e Superior Sobre o Enfoque CTS no Ensino. Promovido pela Organização dos Estados Iberomericanos (OEI), a capacitação tem coordenação acadêmica do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (Nepet) da UFSC. A solicitação de matrícula pode ser feita pela Internet. Será realizada uma seleção dos participantes. Há possibilidade de bolsas – os requerimentos devem ser enviados até o dia 1º de setembro. O curso tem duração de sete meses e será totalmente ministrado à distância. Em países como Bolívia, Cuba, Uruguai, Argentina e Colômbia já foi realizado com sucesso.

Os efeitos das produções científicas e tecnológicas; os conflitos na gestão da água; vacinas; educação e novas tecnologias; o problema dos resíduos sólidos; vacina contra a AIDS; escola na rede e gestão dos resíduos urbanos são alguns dos temas que serão abordados nos cinco módulos do curso.

Além das Aulas pela Internet, os alunos terão acesso ao livro Introdução aos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade, cujos editores da versão brasileira são Walter A. Bazzo, Irlan von Linsingen e Luiz Teixeira do Vale Pereira, professores do Nepet. Os

autores são Eduardo Marino García Palácios, Juan Carlos Gonzáles Galbarte, José Antônio Lápez Cerezo, José Luis Luján, Mariano Martín Gordillo, Carlos Osório e Cálida Valdés. O conteúdo do livro proporciona uma aproximação crítica das relações entre os

três conceitos que serão tratados no curso – Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os temas são abordados separadamente nos primeiros capítulos e se inter-relacionam no decorrer do livro.

O professor Walter Bazzo chama a atenção para a importância de se analisar todas as implicações que a criação de uma nova tecnologia acarreta para a sociedade, porque cada novo aparato tecnológico provoca mudanças no ambiente, nos comportamentos e na vida das pessoas. “É preciso que haja uma reflexão sobre o que se está fazendo

para não criar situações irreversíveis. Ao contrário do que muitos dizem, a tecnologia não é neutra, ela já é criada com um determinado objetivo, já tem um cunho político quando é desenvolvida” – afirma o professor.

CTS. O que é?

É um campo que estuda os aspectos sociais da ciência e da tecnologia, refletindo sobre suas influências e conseqüências. Interdisciplinar, alia história da ciência e da tecnologia, filosofia, sociologia do conhecimento, teoria da educação e economia da mudança técnica. Iniciados no final da década de 60 e início na de 70, os estudos CTS são realizados hoje em toda a América e Europa, principalmente. Na UFSC, as pesquisas são lideradas pelo NEPET; há também trabalhos de dissertação e tese no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PGECT).

– Converse com o professor Walter Bazzo, do Nepet, pelo telefone 3319812 ou e-mail bazzo@emc.ufsc.br

– Conheça o Nepet, navegando no site: www.nepet.ufsc.br

– Mais informações sobre o curso a distância sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade no site: www.oeibrpt.org/programacion/ctsi/curso.htm

Fonte:Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico