Proposta da Andifes recebe apoio do presidente da República e deve ser incluída no Plano Plurianual

06/08/2003 12:40

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu ontem (05/08), no Palácio do Planalto, dirigentes de 51 instituições federais de ensino superior (IFES) associadas à Andifes. Neste

encontro histórico, que discutiu a função das universidades públicas, eles apresentaram a Proposta de Expansão e Modernização do Sistema Público Federal de Ensino Superior, com um conjunto de metas a serem cumpridas no prazo de quatro anos.

Segundo a presidente da Andifes, reitora Wrana Panizzi, o presidente foi extremamente sensível ao que foi apresentado pela Andifes, considerando de extrema importância retomar a valorização da universidade pública e expandir o acesso ao ensino público superior.

O presidente Lula apoiou a iniciativa da Andifes e solicitou ao Ministro da Educação, Cristovam Buarque – também presente na reunião -que todas as propostas reunidas pela Andifes sejam incluídas no Plano Plurianual, e fez questão de ressaltar duas delas: a duplicação do número de vagas na graduação, que hoje é de 524 mil, e a abertura de cursos noturnos, para criação de 25 mil vagas.

Na oportunidade, o presidente aproveitou para esclarecer as políticas de Governo que estão sendo desenvolvidas nestes primeiros meses do

seu mandato. Uma delas, especialmente, chamou a atenção dos reitores para o papel fundamental das universidades públicas para a integração entre a América Latina e a África, reforçando as relações entre as duas regiões.

Com relação às políticas internas, o presidente considerou natural as demandas sociais em um país com tantas desigualdades. Para ele, a reforma agrária e a demanda por moradia são problemas antigos, mas que devem ser resolvidos pelo Governo com a ajuda da sociedade.

Dentro deste cenário, a Andifes apresentou como urgente a necessidade de considerar as universidades públicas como instituições estratégicas também para o desenvolvimento do país. Em seu discurso para o presidente, a reitora Wrana lembrou que as IFES são responsáveis pela maior parte das pesquisas realizadas no país e pela maioria dos programas de extensão de relevância social.

“O presidente Lula não só reconheceu a importância como conclamou todas as universidades públicas a participarem dos projetos de desenvolvimento econômico e social do Brasil”, destacou a reitora.

Ele também propôs, segundo ela, debates periódicos com os reitores, para tratar de temas específicos. A recomposição de infra-estrutura, reposição de pessoal e a reforma da Previdência também foram inseridos no discurso da reitora, que entregou ao presidente da República o Manifesto da Andifes com relação às conseqüências da reforma para as universidades públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Andifes