Projeto Quartas Transdisciplinares debate relação entre religião e política
O projeto de extensão Quartas Transdisciplinares promove nesta quarta, 27/8, uma discussão sobre a relação entre religião e política. O encontro será realizado no Museu da Imagem e do Som, no CIC, das 19h30 às 22h. Os convidados são o professor João Lupi, doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Portugal e diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, o Padre Vilson Grohs, que desenvolve atividades de educação popular na periferia de Florianópolis, o líder espiritual da Comunidade Islâmica de Florianópolis, Sheikh Amin Alkaram, e a representante da comunidade budista de Via Tibetana, Ana Lúcia Gomes Medeiros.
O “Quartas Transdisciplinares” tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, promovendo temas que possam interessar o público em geral, e não apenas especialistas. Mais informações: 331 9405 e 331 8511.
Religião e Política
`A Religião, no seu aspecto humano, é a manifestação cultural da consciência da dependência com relação a seres sobrenaturais; sob o ponto de vista social ela é organizada pelos eclesiásticos. Já a Política é a manifestação cultural da consciência da dependência com relação a seres humanos: ela é organizada pelos partidos. O lado divino da Religião é a revelação da vontade e do poder sobrenatural sobre os homens: ela se manifesta nos profetas. A Política exerce um movimento inverso ao cultural quando revela a vontade e o poder de alguns homens sobre os demais: ela é conduzida pelos líderes. Toda relação entre Religião e Política pode ser vista através desses paralelismos, sobretudo quando se sobrepõem e confundem: quando os eclesiásticos usam da política para parecer profetas, quando os partidos se tornam eclesiásticos ou quando os líderes políticos assumem papéis divinos…` ( Fonte : CFH/UFSC)