Engenharia de Aqüicultura da UFSC forma a primeira turma
Neste sábado, dia 30 de agosto, será realizada a formatura de 24 alunos da primeira turma do curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC. A cerimônia começa às 18h30, no Lira Tênis Clube, e a patronesse será a prefeita Ângela Amin.
O curso de Aqüicultura da UFSC é o único oferecido no país. O coordenador, professor Luis Vinatea Arana, destaca o perfil empreendedor dos graduados. “O aluno sai preparado não apenas para ser empregado, mas para fazer seu próprio empreendimento.” Luis Vinatea também chama a atenção para a importância de se ter um curso de aqüicultura numa região em que a cultura de moluscos e camarões é bem desenvolvida.
No curso os alunos aprendem a biologia dos organismos aquáticos, dos seus ecossistemas, os sistemas e tecnologias de cultivo de peixes, crustáceos, moluscos e plantas aquáticas. Além disso, têm aulas de economia e administração em aqüicultura.
Também fazem parte do currículo viagens de estudo a empreendimentos de aqüicultura e estágio obrigatório na quinta e na nona fase. O objetivo é formar empreendedores que contribuam com o crescimento da aqüicultura brasileira e possibilitem o aumento da oferta de empregos e de alimentos de origem aquática com qualidade nutricional. O curso conta com 19 professores doutores, três mestres, um especialista e um graduado. A procura pelo curso no vestibular do ano passado foi de 7,33 candidatos por vaga.
Informações pelo telefone 331 9358.