EdUFSC lança livro sobre a leitura no vestibular

25/08/2003 14:57

Desde que se instituiu, em 1992, a obrigatoriedade da leitura de dez livros de literatura brasileira como um dos pré-requisitos para que os vestibulandos prestem a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, muito se tem falado sobre o assunto. As opiniões são as mais divergentes. Uns defendem ardorosamente a obrigatoriedade, outros a repudiam, e ainda há os que se limitam a cumprir, ainda que precariamente, o que foi estabelecido sem a mínima reflexão sobre o assunto. Muito se tem dito, pouco se tem escrito.

Foi com intuito de preencher esta lacuna e fomentar o debate sobre a leitura, que a professora de Literatura Brasileira, Claudete Amália Segalin de Andrade, em sua obra Dez livros e uma vaga – a leitura de literatura no vestibular, publicada pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), evoca a discussão. O livro será lançado nesta terça-feira, 26/8, às 18h30min, no Café Matisse, no Centro Integrado de Cultura.

Claudete aborda a questão através de uma pesquisa de campo. Ela ouve alunos e professores das redes pública e particular. O resultado? Uma radiografia da educação, da formação dos alunos e, sobretudo da precária e indigente condição e preparação dos professores que lecionam literatura brasileira no Ensino Médio.

A tese de Claudete leva em consideração vários aspectos da tríade: leitor, livro, escola e seus direcionamentos para o vestibular. As revelações são assustadoras, preocupantes e, mesmo não sendo o escopo principal do livro, ele entra na esfera da formação dos professores e na debilidade do ensino superior nos cursos de Letras.

O leitor que se debruçar sobre Dez livros e uma vaga – a leitura de literatura no vestibular” entrará num terreno arenoso e delicado, mas certamente sairá com muitas certezas e algumas dúvidas: o aluno evolui sua capacidade lingüística através da leitura destes dez livros? O aluno continuará um leitor? O aluno se identifica com as obras indicadas? Respostas em Dez livros e uma vaga – a leitura de literatura no vestibular, R$ 23,00.

Informações pelo fone 331-9408, www.editora.ufsc.br ou edufsc@editora.ufsc.br