Andifes discute orçamento das IFES com ministro do Planejamento
O Diretório Nacional da Andifes reúne-se na manhã desta terça-feira com o ministro do Planejamento, Guido Mantega, e com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, para tratar do orçamento das IFES e também dos concursos para docentes e técnicos. O encontro é resultado de diálogos que a Andifes já vinha mantendo com a Comissão da Câmara.
Na última quinta-feira (21/08), a questão do orçamento foi levada pela Andifes ao Ministro Cristovam Buarque, quando foram expostas as dificuldades do orçamento insuficiente de 2003 – no valor de R$ 470 milhões – que está praticamente esgotado. A presidente da Associação, reitora Wrana Maria Panizzi, pediu urgência na liberação da Emenda a este orçamento, no valor de R$ 86 milhões, para complementar as verbas de custeio das instituições federais de ensino superior. Este será o assunto principal na reunião de amanhã.
A inclusão da Proposta Andifes para Expansão e Modernização do Sistema Federal de Ensino Superior no Plano Plurianual também foi assunto tratado durante reunião da diretoria Executiva da Andifes com o ministro Cristovam Buarque. Isso havia sido solicitado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação, no início do mês, durante reunião entre estas autoridades e os reitores das 53 IFES. Na quinta-feira, o ministro garantiu que as propostas da Andifes serão incluídas no PPA.
No mesmo dia, a Andifes reuniu-se com o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Depois de conhecer as propostas da Associação para a expansão do ensino público superior, que contemplam inclusive o trabalho científico nas universidades, o ministro afirmou seu amplo apoio à implantação da proposta.
Ao final da reunião, a Andifes também confirmou apoio ao MCT com a participação em encontro sobre Ciência e Tecnologia do Mercosul, que será realizado em breve e provavelmente será ampliado para América Latina e a África.
Informações do portal andifes