UFSC participa do Brasiltec 2003

22/07/2003 16:52

Estande da UFSC terá 104 metros quadrados

Estande da UFSC terá 104 metros quadrados

A UFSC participa novamente este ano do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica (Brasiltec), promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP. O evento acontece de 29 de julho a 2 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. É o segundo ano que a UFSC participa do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica.

Realizado em parceria com empresas privadas e públicas, ministérios, governos estaduais, universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações, o Brasiltec 2003 vai reunir produtos, serviços e processos inovadores. Em um estande de 104 metros quadrados, a UFSC vai apresentar cerca de 25 projetos. Otimização de processos para o setor industrial a partir do uso de ondas eletromagnéticas, sistemas voltados para detecção de glicemia através da iris e de adaptação do osso bovino para implantes, além de procedimentos de segurança para internet, como seguro e carimbo eletrônico, estão entre as inovações que serão apresentadas pela universidade.

Desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, o refresco de erva-mate será um dos projetos apresentados. Na feira será mostrado um xarope de erva-mate, que pode ser usado na produção de refrigerantes e refrescos. O objetivo do projeto é diversificar e ampliar o consumo da erva-mate, que tem propriedades refrescantes e estimulantes comprovadas. O mesmo grupo de pesquisa apresenta no Fórum de Inovação uma bebida nutritiva produzida a partir de farelo de arroz orgânico. De acordo com o grupo, o farelo de arroz apresenta compostos antioxidantes, lipídios insaturados, minerais e ingredientes do gérmen de arroz. Como a forma convencional de apresentação do farelo não tem sido atrativa aos consumidores, a bebida foi desenvolvida com a finalidade de facilitar o consumo dos ingredientes associado a diferentes fatores de proteção, tais como minimização dos efeitos da menopausa, redução de colesterol, danos cardiovasculares e proteção da pele. O Departamento Ciência e Tecnologia de Alimentos ainda mostra no evento a banana schips.

Um dos projetos apresentados por pesquisadores do Departamento de Informática e de Estatística, do Centro Tecnológico, é o Sorface, um sistema para reconhecimento de indivíduos através da forma 3D da face. Pesquisadores do CTC também demonstrarão na feira um sistema de compras para Internet, um sistema de fax e o um cartão para assinatura digital de documentos eletrônicos. Veja abaixo os projetos que serão levados pela universidade ao Brasiltec:

– Inovações de processo industriais otimizando ondas eletromagnéticas

– Glucoiris – sistema para detecção da glicemia através da Iris

– MPLAN – sistema óptico de planeza de pequenos componentes

– Valorização de resíduos na construção

– Filtro esponja para ensaios de bancada

– Parafusos de osso bovino

– Mini-implante para ancoragem ortodôntica

– Cultura celular com finalidade terapêutica

– Busca Legis – biblioteca virtual

– Portal do consumidor

– Brinquedos para inclusão

– Refresco de erva-mate, bebida nutritiva de farelo de arroz orgânico e bebida refrescante a base de arroz e soro de queijo

– Bananinha Schips

– Telemetria médica utilizando Bluetooth e internet

– Fax seguro, sistema de compras, S2Card, carimbo eletrônico

– Sistema óptico de reconhecimento de face-Sorface