Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental comemora 25 anos
Cinco estrelas na última avaliação do Ministério da Educação, o Curso de Graduação em Engenharia Sanitária-Ambiental da UFSC comemora 25 anos nesta sexta-feira (11/07). Haverá uma cerimônia, às 20h30, no Auditório da Reitoria, onde será apresentado um vídeo que conta a trajetória do curso. As pessoas que marcaram estes 25 anos de história serão homenageados por ex-alunos e professores do curso. Depois da cerimônia, será servido um coquetel para os convidados.
Implantado em 1978, por recomendação do Plano Nacional de Saneamento, o curso ajudou o Brasil a superar o atraso no setor de saneamento na época. Além do de Engenharia Sanitária-Ambiental, o Centro Tecnológico da UFSC possui outros 11 cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Sistemas de Informação e as Engenharias Civil, de Alimentos, de Controle e Automação Industrial, de Materiais, de Produção, Elétrica e Mecânica.
Atualmente, o Curso de Engenharia Sanitária-Ambiental da UFSC desenvolve pesquisas sobre tratamento de água, tratamento de efluentes domésticos e industriais, drenagem urbana, resíduos sólidos (lixo), controle de poluição atmosférica e bioremediação (despoluição de aqüíferos que foram contaminados por resíduos de postos de gasolina), entre outros.
O Chefe do Departamento, professor Maurício Sens, diz que o curso passou por grandes mudanças desde a sua criação até hoje: “No começo, quase não era procurado e havia muita evasão, mas atualmente, é o segundo curso do Centro Tecnológico mais disputado no vestibular”. O índice candidato/vaga foi de 11,74 no Vestibular 2003, atrás apenas da Engenharia de Controle e Automação (15,53 candidatos/vaga). O professor diz que essa evolução ocorreu porque as empresas passaram a se preocupar mais com questões sanitárias e ambientais nos últimos anos, o que expandiu o mercado de trabalho. A grande maioria dos estudantes que estão se formando é requisitada para estagiar em grandes empresas como Sadia, Perdigão, Hering, Mercedes Bens, Embraco e Engepasa. E eles geralmente saem da Universidade com um emprego garantido nessas empresas.
Para falar com o professor Maurício Sens, envie um e-mail para mls@ens.ufsc.br ou telefone para 331 9029.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC navegando no site www.ens.ufsc.br











