Curso de Enfermagem da UFSC promove seminário para apresentação de projetos finais

07/07/2003 10:12

O Curso de Enfermagem da UFSC promove nesta semana de terça a quinta (8 a 10) uma maneira diferente de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos formandos.

Professores e estudantes organizaram o I Seminário Acadêmico sobre Projetos Assistenciais do Curso de Graduação em Enfermagem.

A proposta é apresentar aos estudantes da área da saúde, além dos projetos de conclusão do curso, novas práticas de atendimento aos pacientes.

As inscrições para assistir ao encontro são gratuitas e podem ser feitas até hoje, dia 7, no Departamento de Enfermagem.

A programação começa às 14h desta terça-feira. Np primeiro dia, o público vai assistir a uma palestra da professora Vânia Schubert Backes, tratando da importância desses projetos na formação profissional dos alunos e na prática da enfermagem. Durante as tardes os estudantes terão 30 minutos para a apresentação de cada projeto. Todas as atividades serão realizadas no auditório do Hospital Universitário.

A maior parte dos trabalhos que serão apresentados envolveu diretamente a comunidade e pacientes de hospitais. Os temas são : violência sexual, atendimento a pacientes com problemas ortopédicos, acompanhamento do parto, câncer infantil, entre outros. Um dos projetos levou os alunos a prestarem orientações a famílias com paciente psiquiátrico. Os estudantes escolhiam o paciente e passavam a fazer uma série de visitas à família. Na maioria das vezes, esses pacientes tinham passado pela primeira internação em hospital psiquiátrico e estavam de volta em casa.

Juliana de Moraes, uma das alunas envolvidas com o projeto, conta que os pais não sabem como lidar com um filho quando este volta para casa depois da primeira internação. Muitas vezes, tratam-no como criança e acham que ele vai ficar com o problema para sempre. Nesses casos, os alunos orientam os pais como melhorar a convivência em casa, como falar com o paciente e apresentam o tratamento em convívio com a família como o mais indicado.

Os alunos prestaram ainda esclarecimentos sobre efeitos colaterais de alguns medicamentos e encaminharam pacientes para atendimentos especializados. Além do atendimento direcionado ao transtorno mental, os alunos orientaram sobre as condições de higiene da casa e sobre problemas de saúde de outros membros da família. Os resultados são comprovados por um importante dado: todos os pacientes que tiveram as famílias visitadas pelos estudantes não foram internados uma segunda vez.

Mais informações sobre o Seminário com a professora Ilka, pelo telefone 331 9480.