Vestibular 2004: Comissão Permanente do Vestibular ( COPERVE) se reune com representantes de cursinho e colégios
A Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) esteve reunida com os representantes de cursinhos e colégios de Florianópolis, dia4/6, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
A discussão foi centrada nas alterações do processo Vestibular 2004 da UFSC. A redução de três para dois dias na realização das provas e a extinção da possibilidade de trocar de curso após a inscrição foram os pontos principais do debate.
O presidente da COPERVE, Edemir Costa, explicou que a retomada da interdição de mudar o curso depois da inscrição se deve à excessiva troca de cursos ocorrida no ano passado, na sua maioria sem justificativa. “Isso é uma questão que põe em risco o próprio processo”, declarou o professor Edemir. “Não é uma questão de correção de curso, devido a um erro de preenchimento, mas de uma mudança de opção do aluno”.
Mas o ponto de maior preocupação para os professores do ensino médio é o número de questões que o aluno terá que resolver. Apesar de o número de questões ter diminuído de 96 para 80, dez para cada disciplina, eles alegam que cada questão se desdobra em vários itens, todos com um raciocínio diferente, com uma parte da matéria. O que não torna a prova mais difícil, mas mais trabalhosa.
Na prova de matemática por exemplo, tradicionalmente uma das mais difíceis e temidas pelos alunos, as dez questões acabariam se convertendo em 50, se forem cinco proposições de somatório por questão. “Isso acarreta um desgaste mental muito grande e o aluno ficará mais nervoso, sabendo que tem uma disciplina a mais para resolver”, alega um professor. Um dos pedidos foi que o número de questões abertas fosse maior neste vestibular.
O professor Edemir considerou positivo o encontro com os representantes das escolas e afirmou que a COPERVE tem um canal aberto ao diálogo e que a conversa com os professores pode ajudar em algumas modificações nos próximos vestibulares. “As alterações não comprometem a confiabilidade do processo de seleção, nem a eficiência da avaliação”, garante.
Para o presidente da COPERVE o aumento do número de candidatos por si só já uma garantia de seleção. Ele lembrou que a duração da prova do segundo dia aumentou de quatro para cinco horas. “Considerando o tempo médio de resolução de cada questão dos últimos vestibulares, o aluno terá 40 minutos a mais para resolver as provas”.
Outra mudança para o próximo vestibular é a redução da nota mínima da redação de 3,6 para 3,0. O número mínimo de acertos no concurso continua a ser 20 pontos. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de dezembro, em dez cidades dos Estado. Este ano elas começam mais cedo, às 14h30min.
Informações: www.vestibular2004.ufsc.br











