Universidades catarinenses definem data e local para segundo encontro sobre drogas
No encerramento do 1º Encontro de Universidades Catarinenses Sobre Drogas os representantes das instituições aprovaram a proposta de realização do próximo encontro na FURB – Universidade Regional de Blumenau. A data mais provável é o dia 24 de outubro. O 1º Encontro foi promovido pela Comissão de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas da UFSC.
Durante a manhã foram apresentadas duas conferências. Na primeira, o Vice-Reitor da UFSC e presidente da comissão, Lúcio José Botelho, apontou a complexidade da questão no ambiente universitário, diante de
perspectivas como o perfil contestatório e libertário da instituição.
Ele apresentou também dados de uma pesquisa realizada em 1997 na UFSC apontando que a maioria dos alunos entrevistados começa a usar drogas antes mesmo de entrar para a universidade.
O professor Tadeu Lemos, membro da comissão, detalhou a estrutura da SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas e o plano nacional de combate às drogas do Governo Federal. Também mostrou dados de uma pesquisa Nacional do CEBRID, feita com estudantes de 1º e 2º graus em 10 capitais, que revela, por exemplo, que 11,2% são dependentes do álcool, 9% do tabaco, 1% de maconha, além de solventes e anfetaminas com índices abaixo de 1%.
À tarde, o encontro abriu espaço para o relato da situação de combate às drogas nas instituições participantes. As conclusões serão sistematizadas e reunidas num documento a ser compartilhado entre as diferentes universidades. Foi sugerido que, até o segundo encontro, cada instituição realize um levantamento de sua situação quanto ao tema das drogas.











