UFSC abre inscrições para participação em estudo sobre obesidade juvenil

13/06/2003 10:25

Um equipe multidisciplinar envolvendo Educação Física, Medicina, Psicologia e Nutrologia vai iniciar um Programa de Orientação e Controle da Obesidade Juvenil que deve durar de quatro a cinco meses. É uma experiência que visa estabelecer um modelo de programa para controlar o problema que é cada vez maior na sociedade brasileira.

Segundo o mestrando em Educação Física, Jone Márcio de Farias, que vai coordenar o programa, no Brasil, muito pouco se sabe sobre obesidade juvenil. “Os estudos que temos ficam mais em cima da criança e do adulto. O jovem, que já vive toda uma série de problemas referentes à esta fase da vida, fica esquecido e é por isso que queremos desenvolver o programa”.

Os hábitos sedentários da vida moderna podem ser um dos principais motivos da obesidade, mas ainda podem influenciar questões genéticas e culturais. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse é um dos problemas mais graves da população. Come-se muito, faz-se pouco exercício e a doença é quase uma epidemia. No Brasil, os números estão crescendo e justamente isso é que faz com que os estudos sejam mais aprofundados.

O programa multidisciplinar proposto pela UFSC abre inscrições para 15 vagas, voltado à adolescentes de 15 a 19 anos e é totalmente gratuito. Quem quiser participar deve procurar o Centro de Orientação para Atividade Física e Saúde, no CDS/UFSC. O telefone para informações é 331.5085 e pode-se enviar correio eletrônico diretamente para o coordenador jonifarias@hotmail.com. As inscrições ficam abertas até o dia 8 de julho.