Professor da UFSC nomeado Diretor do Inep em Brasília

03/06/2003 11:21

A nomeação do professor Dilvo Ristoff, Diretor do CCE, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de maio. Ele vai ocupar o cargo de Diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep.

Denominado inicialmente de Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos –o Inep foi criado em 13 de janeiro de 1937. Sua principal função era a pesquisa, para orientar a formulação de políticas públicas. Também atuava na seleção e treinamento do funcionalismo público da União.

Pouco tempo depois, o INEP já era o principal órgão de assessoramento do Ministério da Educação e Saúde.

Na década de 50 uma das principais tarefas executadas foi a realização de levantamentos sobre as condições de ensino em cada uma das unidades federativas. Em 1972 o INEP foi transformado em órgão autônomo, passando a denominar-se Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que objetivava realizar um levantamento da situação educacional do país.

Com o governo da Nova República, em 1985, o INEP passa por um novo desenho institucional. Retira-se do fomento à pesquisa para retomar sua função básica de suporte e assessoramento aos centros decisórios do Ministério da Educação. Após o período de dificuldades por que passou no início do governo Collor, quando quase foi extinto, o INEP inicia outro processo de reestruturação.

Em 1997, o INEP foi transformado em autarquia federal, sendo responsável pela coordenação de processos como o Provão e o Enem.

Dilvo Ristoff é Graduado em Letras pela UFRGS,Mestre em Letras pela UFSC e Doutor em Inglês pela Universidade do Sul da Califórnia. Na UFSC desde 1979, é Professor Titular no Departamento de Línguas e Literatura Estrangeiras.Já foi Pró-Reitor de Ensino de Graduação e tem mais de 130 trabalhos publicados, entre artigos, livros e textos em jornais e revistas.