3ª SEPEX: Projetos de extensão desenvolvidos na comunidade Chico Mendes buscam o resgate da cidadania

05/06/2003 15:41

Três projetos de extensão desenvolvidos na Casa Chico Mendes dividem um estande na Sepex. A Casa é um espaço na comunidade Chico Mendes onde os moradores recebem assistência em diversas áreas, inclusive através dos projetos de extensão da UFSC, que buscam resgatar a dignidade e construir a cidadania dessas pessoas.

Um dos projetos é o Tecendo Vida, realizado por bolsistas do Serviço Social. O trabalho consiste em dar orientações às famílias da Chico Mendes sobre diversos temas: cidadania, direitos humanos, prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, uso indevido de drogas e violência. A equipe implantou também um banco que fornece preservativos para reforçar a divulgação de prevenção ao HIV.

As orientações acontecem em reuniões semanais realizadas há um ano e meio. Como resultado dos encontros, a equipe ouve dos moradores que a convivência familiar melhorou muito. Pais são conscientizados, por exemplo, a não baterem nos filhos, a não usar a violência como instrumento de educação. Os participantes também ganham um espaço para trocar experiências, compartilhar conflitos, conhecer seus direitos e fazer reivindicações.

O projeto acabou criando uma relação de confiança entre moradores e bolsistas. Muitas famílias com problemas os procuram para pedir conselhos. Em casos como de desaparecimento de criança, os bolsistas avisam o Conselho Tutelar e mantêm contato com os pais até a criança voltar pra casa. Verificam também o motivo, para saber se a família tem problemas em casa. Quando os problemas são de saúde, encaminham para atendimento médico. Orientam também sobre questões jurídicas como separação, guarda de filho e pensões e encaminham para um grupo de advogados voluntários. O Tecendo Vida engloba ainda visitas domiciliares, entrevistas, oficinas e seminários. O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a UNESCO.

O segundo projeto atende crianças que freqüentam escola em jornada ampliada, ou seja, que assistem aulas em um período e tenham que ficar outro período na Casa Chico Mendes. Os bolsistas de Psicologia desenvolvem duas vezes por semana, nesse tempo vago, uma série de atividades com esses alunos. Promovem a integração deles com o meio ambiente através de dinâmicas de grupo e passeios.

O terceiro projeto é destinado às mães dessas crianças. O trabalho é desenvolvido por bolsistas de Pedagogia há três anos e é chamado de ´Conquistando Espaços´. As bolsistas realizam reuniões a cada quinze dias onde as mães recebem esclarecimentos sobre seus direitos; assistem palestras com especialistas sobre higiene e saúde feminina, sexualidade, direitos da mulher e violência doméstica; e participam de oficinas de culinária, pintura e artesanato. O trabalho acaba sendo o único espaço que essas mulheres têm para pensarem nelas mesmas, pois no resto do dia cuidam dos filhos e trabalham. Mais informações: centrodeatividades@yahoo.com.br