3ª SEPEX: Projeto I2Tv apresenta servidor de vídeo para TV Interativa

05/06/2003 17:22

O Projeto I2TV está participando da 3ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSC, apresentando o servidor de vídeo desenvolvido especialmente para transmitir vídeo digital de alta qualidade para TV Interativa.

Serão transmitidas as principais apresentações que acontecem no palco central do evento. No restante do tempo, a câmera ficará ligada no stand do projeto.

Para fazer esta transmissão, foi montada uma rede de alta velocidade, necessária para transmitir vídeo digital com alta definição. A recepção das imagens é feita por um Xbox, jogo desenvolvido pela Microsoft e que foi adaptado para ser usado como set top box, uma aparelho receptor do sinal televisivo. O set top box é usado pelas atuais TVs analógicas para receber o sinal digital durante o período de transição, em que as duas formas de transmissão acontecem simultaneamente.

Dessa maneira, os aparelhos de TV analógicos podem ser usados para receber o sinal digital por alguns anos. Além disso, as transmissões da Sepex também podem ser vistas em lap tops ou palms com placas de rede sem fio. Para tornar isso possível, foi configurada uma rede sem fio que faz a transmissão do sinal de vídeo para um raio de até 300 metros.

A captura das imagens é feita por uma câmera digital, que envia o sinal de vídeo para um microcomputador, com uma placa de captura. A placa de captura digitaliza o sinal, enviando-o para o servidor de vídeo, que faz a transmissão pela rede. Este sistema é parecido com a forma pela qual a TV digital será transmitida. A única diferença é o meio físico da transmissão, onde, no caso brasileiro, saem os cabos de rede e entra o satélite. A produção de conteúdo, a exibição dos programas, os serviços oferecidos na TV, serão semelhantes.

O I2TV é um projeto piloto do CNPq e RNP para desenvolver a infra-estrutura da TV digital interativa no país. Compreende desde a criação de softwares que distribuem o vídeo para as TVs, chamados de servidores de vídeo, como o apresentado durante a Terceira Sepex; gravadores digitais de vídeo, chamados de set top boxes, que permitem ao telespectador controlar a exibição dos programas e serviços oferecidos; até o desenvolvimento de conteúdo específico para esse novo meio. O ambiente de testes é a Internet 2, uma rede acadêmica de alta velocidade.

A principal diferença da TV digital para aquela que você tem em casa atualmente é o aumento da qualidade do vídeo e do áudio, que serão iguais ao dos DVDs.. A TV interativa é uma conseqüência da TV digital. Com a transmissão digital do vídeo, pode-se enviar qualquer dado com o fluxo de vídeo. Esses dados podem incluir desde o acesso à Internet, um dos principais objetivos do atual Ministro das Comunicações Miro Teixeira, movimentação da conta corrente no banco eletrônico, consultas ao seu E-mail, até serviços complexos de bancos de dados e bibliotecas digitais. Você poderá, por exemplo, escolher a hora em que quiser assistir seu filme predileto. Tudo isso usando apenas seu aparelho de TV.

Mais informações sobre o Projeto I2TV ou TV interativa podem ser obtidas no estande 32 ou no site www.i2tv.ufsc.br, e ainda com o jornalista Valdecir Becker, pelo fone 9997 8931.