3ª SEPEX: Inicia nesta quarta a maior mostra científica da UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inicia nesta quarta-feira, 4/6, sua 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. A abertura oficial acontece a partir de 9h30min, nas lonas montadas na Praça da Cidadania, em frente à reitoria da UFSC. Com uma estrutura de 3 mil metros quadrados, a edição deste ano vai apresentar mais de 1200 projetos ao público.
Serão 121 estandes e 1240 painéis para divulgação dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na universidade. Trata-se da maior mostra científica da instituição. Professores, estudantes e servidores se mobilizarão para receber os visitantes e apresentar os projetos. A comunidade terá a chance de conhecer o que é feito nos laboratórios e salas de aula, assim como os trabalhos realizados em conjunto com escolas, organizações não governamentais, empresas públicas e privadas de diversas cidades – os chamados projetos de extensão.
A mostra é caracterizada por um caráter multidisciplinar. Trabalhos desenvolvidos em diferentes centros de ensino estarão dividindo o mesmo espaço de acordo com a temática. Assim, a Semana promove também a integração entre os vários grupos da instituição. Os trabalhos estão divididos em oito áreas: Comunicação, Cultura, Tecnologia, Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde e Direitos Humanos.
Além da mostra científica, uma agenda com apresentações musicais e de dança, lançamentos de livros e oficinas de artes reforça o clima cultural do evento. Ao mesmo tempo, 147 minicursos gratuitos, com 4 mil vagas no total, estarão sendo oferecidos no campus. Entre eles, Avaliação do estado nutricional, Bioética e os direitos do paciente, Qualificação de instrutores surdos, Entendendo as ondas do mar, Informática educativa e Preparação para o primeiro emprego. A maioria dos minicursos estão com as vagas preenchidas.
Dentro da programação, a administração da universidade estará promovendo também o Terceiro Curso de Gestão Municipal, nos dias 5 e 6. O curso atenderá quinze municípios catarinenses, durante dois dias, estimulando um debate de estratégias para a melhoria da gestão das prefeituras. Cada município estará representado por uma equipe de três membros, incluindo o prefeito ou o vice. Já confirmaram presença Indaial, Itapema, Palhoça, Porto União e Rio do Sul. As equipes representantes discutirão com especialistas temas como: planejamento municipal integrado ao desenvolvimento regional, Plano Diretor, desenvolvimento cultural e Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Sepex conta ainda com uma série de eventos paralelos: mesas-redondas, palestras e conferências. Uma das mesas-redondas traz o tema ”Educação em Saúde: perspectivas do campo para a pesquisa”, com convidados da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Está confirmada também uma oficina de Maracatu com o grupo Arrasta-Ilha.
Na última edição, o evento recebeu a visita de alunos de mais de cem escolas públicas e privadas de Ensino Médio, Fundamental e Superior. O público total girou em torno de 30 mil pessoas. Este ano, a Sepex fica aberta das 9h às 21h, do dia 4 ao dia 6 de junho; e das 10h às 17h, no dia 7.
Informações com Denise Guerreiro pelo telefone 331 9915 ou pelo e-mail sepex@reitoria.ufsc.br.











