3ª SEPEX: Colégio de Aplicação divulga um `Jeito diferente de aprender a ler e escrever`

Fotos: Paulo Noronha/Agecom
Os resultados podem ser conferidos no estande. Os alunos da quarta série estudaram a chegada dos portugueses no Brasil e foram estimulados pelos professores a pesquisar um aspecto diferente da colonização. Decidiram então pesquisar a culinária. A partir desse trabalho, fizeram o livro “É de lamber a panela” especialmente para ser vendido na Sepex. O livro traz 37 receitas açorianas, como bolo de aipim e a chamada “bananinha”, e é vendido a R$ 5. E para mostrar aos visitantes da mostra que as receitas são mesmo gostosas, os alunos fazem, dentro do estande, bananinhas e bolo de aipim. Cada pedaço custa R$ 0,50. O dinheiro arrecadado vai ser usado para um passeio no final do ano.
Outra pesquisa que resultou em livro foi feita pelos alunos da primeira série, sobre cágados. As crianças visitaram o Parque Florestal do Córrego Grande, que possui cágados, e pesquisaram o tema. O livro “Os jeitos dos cágados” traz curiosidades sobre o animal. Os dois livros serão lançados oficialmente amanhã, às 14h.
O estande promove ainda um concurso que divulga o “Piquenique de livros”. Uma caixa contendo dez livros está exposta. Os visitantes podem tentar adivinhar quantas páginas têm ao todo. Quem acertar, ganha um prêmio surpresa. O “Piquenique na mesa” é feito uma vez por semana nas salas de aula para incentivar os alunos à leitura. A professora estende uma toalha de mesa no chão da sala e espalha vários livros. Cada aluno escolhe um e leva pra casa. Na aula da semana seguinte, a criança conta para o colegas a história, mas pára a narração em um ponto que considere interessante e que vá despertar a curiosidade dos colegas. Assim, o colega que quiser saber o final vai escolher o livro narrado para levar pra casa. Informações no estande do Colégio de Aplicação ou no fone 331-9527











