3ª SEPEX: Centro de Ciências Agrárias tem Clínica de Doenças de Plantas

05/06/2003 18:30

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC faz diagnósticos de doenças de plantas para agricultores de baixa renda. O objetivo é orientar os produtores rurais na adoção de medidas corretas de controle de doenças em plantas de importância agrícola. O serviço é oferecido através de uma Clínica de Doenças, onde atuam professores e alunos do Curso de Agronomia. Durante os dois primeiros meses de atividades do projeto foram processadas 30 amostras. O trabalho está sendo apresentado na 3 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC na forma de painel.

As doenças de plantas causam perdas significativas na qualidade e quantidade da produção agrícola. Entretanto produtores rurais de baixa renda não têm como investir em diagnósticos. Isso faz com que o controle seja realizado através de tentativas, sem o conhecimento exato da causa. O diagnóstico precoce dessa doenças pode ajudar a diminuir as perdas na lavoura, agilizando a tomada de decisão sobre o que fazer em determinados casos.

A Clínica de Doenças funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ela está localizada no Centro de Ciências Agrárias, no bairro Itacorubi. Através do projeto da Clínica de Doenças serão capacitados estudantes e estagiários na prática de diagnoses. Os integrantes da Clínica orientam os interessados sobre a melhor maneira de coletar, conservar e enviar as amostras ao laboratório, pois disso dependerá o sucesso do diagnóstico.

A diagnose pode ser rápida e simples ou complexa e demorada. Tudo depende do causador da doença. Os sintomas apresentados pela planta são importantes para chegar ao diagnóstico final. Ao término das análises é emitido um laudo contendo o diagnóstico. Informações: 331-5338 com o professor Marciel Stadnik, coordenador da Clínica.