3ª SEPEX: ‘Atendimento psicológico infantil em hospitais’ auxilia na recuperação dos pacientes

05/06/2003 15:40

Fornecer auxílio psicológico para que as crianças internadas em hospitais colaborem no próprio tratamento é o objetivo do projeto de extensão ‘O atendimento psicológico infantil em hospitais’, desenvolvido por estudantes de Psicologia da UFSC desde 1991. O projeto está sendo apresentado no estande 75 da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Através de brincadeiras com fantoches, bonecos e sucata hospitalar, os estudantes explicam às crianças as doenças, os tratamentos e as razões por que elas estão internadas. O trabalho é desenvolvido no Hospital Infantil Joana de Gusmão com crianças e adolescentes com câncer e HIV e na Unidade de Pediatria do Hospital Universitário.

O atendimento psicológico também é realizado com os familiares dos pacientes e com as equipes de atendimento dos hospitais. O objetivo é oferecer suporte emocional aos pacientes e familiares para que eles tenham uma participação mais consciente e efetiva no processo de tratamento.

O trabalho com as equipes dos hospitais tem como objetivo tornar o atendimento mais humanizado e preparar os profissionais para lidar com as situações difíceis da profissão. O projeto também destaca a importância do trabalho do psicólogo como parte integrante da equipe de saúde. Informações com a professora Jadete Rodrigues Gonçalves no telefone 331 9904.