Projeto de Extensão da UFSC vai orientar sobre a dengue
Um projeto de extensão que vai divulgar informações sobre a dengue e sua prevenção está iniciando em maio. De autoria do professor Carlos Brisola Marcondes, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) da UFSC, o projeto pretende ajudar no combate à dengue, além de abordar a importância dos mosquitos. O trabalho vai ser desenvolvido junto aos estudantes do ensino fundamental, médio e universitários. As palestras serão feitas no prédio do MIP, próximo à prefeitura da UFSC, ou nas escolas. Os interessados podem agendar as palestras pelo telefone 331-5208 (em horário comercial).
O material didático está sendo preparado. As palestras vão iniciar até fim do mês e serão realizadas uma vez por semana, possivelmente às quintas-feiras à tarde ou à noite. O palestrante será o aluno de graduação em Ciências Biológicas, Gerson Azulim Muller, sob orientação do professor Marcondes.
Os participantes vão aprender a diferenciar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, dos demais mosquitos através da observação ao microscópio. Como identificar os sintomas, o que fazer em caso de contaminação e principalmente como prevenir a dengue farão parte da aprendizagem. Outras pesquisas sobre mosquitos, desenvolvidas pelo Laboratório de Entomologia, também serão divulgadas. Autor do livro ‘Entomologia Médica e Veterinária’, Marcondes terá uma estande sobre o assunto na próxima Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPEX), que será realizada de 4 a 7 de junho na UFSC.
Informações: 331-5208, com professor Carlos Brisola Marcondes

































