Núcleo de estudos da UFSC capacita profissionais socorristas para a Petrobrás

30/05/2003 17:14

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NAT) da UFSC vai capacitar 159 socorristas, entre as plataformas P38 e P40, da Petrobrás. A primeira etapa do curso acontece entre os dias 1 e 8 de junho, na plataforma P38, na Bacia de Campos, Rio de Janeiro. Os funcionários serão preparados para atuarem em casos de emergência em alto mar.

É a primeira vez que o grupo deixa a terra e entra no mar para desempenhar o trabalho que desenvolve há mais de 10 anos. A plataforma fica a cerca de 40 minutos de vôo de helicóptero, da costa fluminense e tem mais ou menos a altura de um edifício de 15 andares. Para treinar os profissionais serão utilizados três contêiners de equipamentos. Uma apostila foi elaborada especialmente para as necessidades da Petrobrás.

Os quatro instrutores, entre eles três enfermeiros e um médico, pretendem deixar a marca da qualidade de seus serviços. O coordenador do NAT, Wilson Pacheco, diz que a Petrobrás é mais um cliente que leva em conta o trabalho que o grupo já desenvolve junto a Polícia Rodoviária Federal, ao Corpo de Bombeiros e a formação de Brigadas de Primeiros Socorros. O NAT atende a solicitações de todo o Brasil. “Estamos conseguindo atender a demanda porque formamos socorristas instrutores em vários estados”, explica. “Quando um curso é solicitado em Manaus, nós não deslocamos toda a equipe para lá, mas sim os instrutores que estão mais próximos”.

O trabalho de capacitação de socorristas começou em 1992 como aulas para dentistas e a partir de 1994 se expandiu para o Brasil. Até o momento já foram capacitados mais de cinco mil socorristas. O treinamento é adaptado de acordo com as necessidades de quem contrata os serviços.

Wilson Pacheco é professor e doutor em anatomia. Divide seu tempo entre as aulas na universidade e os treinamentos que realiza em todo o país. Apesar do corre-corre Pacheco ainda sobra tempo para escrever. Ele lança agora em julho o seu terceiro romance, o livro de contos ‘Sepultado no motel’. O segundo romance ‘Hormônio da outra vida’ recebeu o prêmio Quer-quero da Sociedade Brasileira de médicos Escritores e a medalha de prata no prêmio Marengo D’Oro na Itália e atualmente está sendo traduzido para o italiano. Informações com professor Wilson Pacheco, fone 234 9488