Grupo de Astrofísica organiza observação de eclipse na Praça da Lagoa da Conceição
O Grupo de Astrofísica da UFSC está convidando a comunidade para um programa diferente: assistir na Praça da Lagoa ao eclipse da Lua que acontece na noite de quinta pra sexta-feira. A partir das 22h, dois professores e alguns bolsistas estarão no local, com os telescópios montados e à disposição do público. A partir de 23h, a sombra da Terra já começará a se projetar sobre a Lua. Os participantes poderão observar o fenômeno e tirar dúvidas com os representantes do Grupo. Entre as perguntas mais comuns estão como acontece o eclipse, por que a lua desaparece e por que ela não desaparece por completo, ficando apenas avermelhada.
O objetivo é não deixar o evento passar em branco e divulgar o projeto De Olho no Céu de Floripa, que reúne todas às terças e quartas-feiras à noite, no jardim interno do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC, interessados em observar o céu através de telescópios. 0s equipamentos disponíveis permitem a visualização de planetas e seus satélites, cometas, aglomerados de estrelas e galáxias.
Para poder receber um público maior para o projeto, o grupo está montando um observatório que deve ficar pronto em um mês. É por isso também que vão fazer a divulgação na quinta-feira, para atrair mais interessados. Nas reuniões semanais, 99% do público é formado por estudantes da UFSC. A equipe agora quer atrair pessoas de fora da universidade. Às terças-feiras as sessões são dirigidas a escolas e têm que ser agendadas pelo telefone 3319234 ou pelo e-mail astro@astro.ufsc.br. Às quartas, são abertas a qualquer pessoa e não é necessário marcar horário.
Atualmente integrado por três professores e mais de uma dezena de estudantes, o Grupo de Astrofísica foi criado em 1996. No ensino, está associado ao Curso de Pós-Graduação em Física, orientando estudantes de Mestrado e Doutorado em astrofísica estelar, extra-galáctica e instrumentação astronômica. Na graduação, o Departamento de Física da UFSC oferece, através do Grupo, duas disciplinas optativas a estudantes dos cursos de ciências exatas. Em termos de pesquisa, o grupo está empenhado em tornar a UFSC, a médio e longo prazo, um centro de desenvolvimento de instrumentação astronômica – setor no qual o Brasil tem carência de capacitação. Mais informações pelo telefone 331 9234 ou pelo e-mail astro@astro.ufsc.br











