Universidade oferece curso de informática a portadores de necessidades especiais
A UFSC inicia neste sábado, dia 5 de abril, as aulas da primeira turma do Curso de Iniciação à Informática oferecido a portadores de necessidades especiais. O objetivo é resgatar a cidadania e auxiliar na inclusão dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho. Dos 14 alunos matriculados no curso, sete são portadores de necessidades especiais alfabetizados e cinco são monitores da Cooperativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O curso termina no dia 12 de junho e será ministrado sempre aos sábados, das 14 às 16 horas.
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) calculam em cerca de 610 milhões o número de pessoas com deficiência no mundo, das quais 386 milhões fazem parte da população economicamente ativa. No Brasil, de acordo com o Censo de 2000, existem 24,5 milhões de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Desse total, 9 milhões estão em idade de trabalhar e um milhão exercem algum tipo de atividade remunerada.
A UFSC também oferece a comunidades carentes desde abril do ano passado o Curso de Informática aos Domingos. Esse projeto de inclusão digital já formou 227 pessoas. Para este ano, estão previstas mais cinco turmas, totalizando 200 beneficiados. Informações pelos telefones 331 9559 e 331 9781.





























