Projeto de inserção social ´O Manezinho´ iniciou nesta segunda

07/04/2003 16:09

Hoje é dia de integração entre as crianças que participam do projeto “O Manezinho”, desenvolvido pelo Centro de Desportos (CDS) da UFSC em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O primeiro dia de atividades começou às 8h30min no auditório da Reitoria e continuou na pista de atletismo do CDS. O projeto tem como objetivo desenvolver as competências cognitiva, social, pessoal e produtiva de crianças e adolescentes e promover a educação pelo esporte. Serão atendidas 200 crianças de sete a 15 anos, que estudam na rede pública de ensino. Além de oficinas esportivas, o projeto também oferece oficina pedagógica, de saúde e suplementação alimentar.

O CDS foi um dos seis escolhidos entre setores de cerca de 40 universidades inscritas para, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, executar o programa Educação pelo Esporte, projetos de inserção social. O instituto destina R$ 80 mil por ano para o projeto, dinheiro que será gasto em recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento das oficinas. O coordenador geral do projeto, Edison Roberto de Souza, explica que ainda será necessário firmar parcerias com empresas da região, para custear os gastos com a alimentação das crianças. “O cardápio é simples, mas feito por uma nutricionista”, diz.

Este ano, 100 crianças da escola Beatriz Souza Brito, do Pantanal, freqüentarão as oficinas pela manhã. À tarde, outras 100 crianças da escola João Alfredo Horn, do Córrego Grande, serão atendidas. As crianças foram escolhidas por ordem de inscrição feita nas escolas. As atividades são realizadas durante três dias por semana. A previsão é que em 2004, o projeto possa se expandido para outras escolas.

As oficinas esportivas são divididas em esportes coletivos (voleibol, basquete, handebol e futebol), esportes individuais (atletismo, natação e tênis) e especiais (dança, capoeira e judô). A oficina de saúde prevê o acompanhamento médico, odontológico e orientações de higiene. Já a oficina pedagógica, além de ser um reforço escolar, pretende ensinar os alunos a aprender a ser, aprender a fazer, a conhecer e a conviver. As crianças são acompanhadas por 12 monitores das áreas de educação física, enfermagem e pedagogia, divididos entre o período da manhã e da tarde. Cada criança fará duas oficinas por dia, uma antes do lanche e outra depois.

Informações: 331-9432 ramal 22 com Edison Roberto de Souza