Projeto Antropologia e Cidadania debate ocupação de Florianópolis
O turismo em Florianópolis, a vinda de novos moradores e as perspectivas para o futuro da cidade são os temas da mesa-redonda ´A Ilha de Santa Catarina em Debate´, que será realizada nesta quinta, dia 24, no Museu de Imagem e do Som do CIC, às 19h. Farão parte da mesa o presidente da Fundação Lagoa e Comitê de Gerenciamento da Bacia, Alécio dos Santos, palestrantes da UDESC e da UFSC, além de representantes do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e de ONG’s da capital.
Os convidados vão tratar dos vários tipos de turismo, da participação das famílias de Florianópolis como administradoras de um mercado informal de aluguel de casas e pousadas e dos moradores mediando o contato entre os turistas e a comunidade local. Além de refletir sobre o modelo de turismo e urbanização que vem sendo desenvolvido, a proposta é abordar os problemas trazidos por esse processo, como exclusão social, favelização, danos à natureza, choque cultural e violência urbana.
O encontro faz parte do projeto Antropologia e Cidadania, do Departamento de Antropologia da UFSC, que promove, uma vez por mês, uma mesa-redonda com antropólogos e profissionais para debater temas referentes à consolidação da cidadania. Os encontros realizados pelo projeto desde 2000 estão disponíveis em vídeo no acervo do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem da UFSC. Informações com a professora Carmen Rial pelo telefone 331-9714 (tarde) e 331-6469 (manhã).
Carmen Sílvia de Moraes Rial
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Universidade Federal de Santa Catarina
Caixa Postal 476 – campus Universitário – Trindade
88040-900 – Florianópolis – SC
fone/fax (55) 48 331.9714
www.antropologia.ufsc.br































