Projeto 4as Transdisciplinares aborda memória de Florianópolis
´A Representação e a Memória da Cidade´ serão temas do segundo encontro do Projeto 4as Transdisciplinares. O evento acontece no dia 23 de abril, às 19h30min, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Estarão presentes Sandra Makowiecky (UDESC), João Evangelista de Andrade Filho (administrador do Museu de Arte de Santa Catarina) e Maria Teresa Santos Cunha (UFSC e UDESC). O encontro é gratuito e aberto ao público.
No debate será abordada a importância da obra de artistas plásticos, no registro da memória de Florianópolis. Não apenas a presença de aspectos físicos nas pinturas, mas a de elementos culturais, como os quintais cheios de galos, marca registrada do artista Meyer Filho. Outro destaque é a reconstituição da memória da cidade através de diários e cartas femininas.
O projeto de Extensão 4as Transdisciplinares pretende divulgar para o público em geral as atividades desenvolvidas no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. O objetivo é favorecer a difusão do conhecimento, através do debate de questões que possam interessar pessoas da comunidade e não apenas especialistas.
Informações pelo telefone 331-9405
Saiba mais sobre os participantes:
Sandra Makowiecky – Coordenação Temática. Integrante do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (o projeto de tese trata da representação da cidade de Florianópolis na visão dos artistas plásticos). Professora de História da Arte do Centro de Artes da Udesc e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.
João Evangelista de Andrade Filho – Administrador do Museu de Arte de Santa Catarina desde 1999. Professor titular da Universidade de Brasília – UNB (aposentado), Doutor em filosofia pela UNB e pós-graduado em História da Arte na École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Paris. Ex-professor de História da Arte, Filosofia,
Estética. Artista plástico, ensaísta, historiador, autor de vários livros sobre arte, arte popular, estética e ensaios vários. Implantou o museu de arte de Brasília, sendo seu diretor de 1985 a 1988 e foi professor fundador da UFSC.
Maria Teresa Santos Cunha – participou da primeira diretoria da ANPUH-SC(Associação Nacional de História), em 1986, Doutorado em Educação/ USP, atua em história de educação e história da leitura. Professora da UFSC e UDESC. Destacam-se em suas publicações, o livro ´Armadilhas da Sedução-Os romances de M.Delly´. Atualmente dedica-se a pesquisas em diários e cartas femininas.































