II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais
Educação Intercultural e construção da cidadania em debate
Para debater este tema instigante e contemporâneo, a Rede Rizoma ( site do evento )promoverá o II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais com o tema: Identidade, Diferença e Mediações e acontece de 8 a 11 de abril no Bristol Castelmar Hotel, sendo a Conferência de abertura dia 8 de abril às 19h no auditório do Centro Integrado de Cultura.
A teoria social contemporânea considera que, atualmente, a política se faz com muito maior expressividade nos movimentos sociais do que nos próprios partidos. Um exemplo são as manifestações de rua que mobilizam multidões, em todo o mundo, clamando pela paz. A internet inaugurou uma nova fase desta dinâmica política conectando os movimentos sociais em uma rede de mobilização e solidariedade em escala planetária. Mais do que pertencer a um ou outro partido, as pessoas se articulam aos movimentos sociais: de pacifistas, de ambientalistas, de trabalhadores, de mulheres, de direitos da criança e adolescente, de negros, indígenas, religiosos.
A cena política contemporânea se traduz em uma pluralidade de movimentos que reivindicam suas identidades coletivas. Na UFSC esta temática tem sido trabalhada e pesquisada pelas áreas – dentre outras – de Educação Intercultural, Estudos de Gênero e pela Sociologia Política voltada aos Movimentos Sociais e Economia Solidária
Objetivos:
·Contribuir para o estabelecimento do diálogo entre a Universidade, as ONGs (organizações não-governamentais) e Movimentos Sociais sobre os novos modos de gestão, mobilização, conscientização e encaminhamentos políticos.
·Debater a questão das diferenças em um mundo globalizado em que a homogeneização cultural suscita a reivindicação ao direito, às identidades pessoais e coletivas (etnia, classe, orientação sexual, dentre outras).
·Debater e dialogar acerca das diferenças que atravessam as relações sociais contemporâneas: movimento ambiental, economia solidária, movimento de trabalhadores (questões relativas à classe), movimentos feministas, de homossexuais, (questões relativas ao gênero), movimentos étnicos, movimentos raciais, movimentos geracionais (infância, adolescência e terceira idade), movimentos religiosos, dentre outros.
É importante para os educadores e lideranças compreenderem a transversalidade destas plataformas de luta e de mobilização na realidade contemporânea. Por exemplo, muitos modos de exclusão social são cumulativos e se sobrepõem: é o caso de uma menina que é negra e pobre (gênero, classe e raça); um guarani da terceira idade (etnia e geração). É o que se chama de sujeições cumulativas. Há um jogo de identidades em que as pessoas ocupam diferentes posições. Contribuir para a mediação através de diálogo e troca de experiências é o desafio a que o II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais se propõe.
O evento já conta com a previsão de 800 participantes estando as inscrições encerradas. Há trezentos e quarenta trabalhos inscritos entre pesquisas acadêmicas e relatos de experiência vindos das ONGs e movimentos sociais. Haverá lançamento de diversos livros.
Dia 8/4/03 – 19h – Auditório do CIC
Conferência de abertura: Identidade, Diferença e Mediações : Guacira Lopes Louro – UFRGS (Brasil) , Sérgio Costa – Universidade Livre de Berlim (Alemanha) , Stephen Stoer – Universidade do Porto (Portugal) Coordenação: Reinaldo Matias Fleuri – Rizoma (Brasil)
Lançamento de livros – 22h
site do evento
Contatos: Bebel Orofino (Coordenação de Produção): 9962 5300 – REDE RIZOMA; Reinaldo Matias Fleuri (Coordenação Geral/MOVER): 9967 3622/ Educação Intercultural; Ilse Scherer-Warren (Coordenação do NPMS): 9960 7977 ou 233 2951/ Movimentos Sociais; Míriam Pillar Grossi (Coordenação do NIGS): 9105 7373 ou 331 8806 / Gênero e Subjetividade
Iara Chaves (Coordenação do NEPEMOS): 9113 0017 ou 234 6290/Economia Solidária
Promoção:
O evento acontece como parte do Projeto REDE RIZOMA que é articulada a partir dos núcleos MOVER : Educação Intercultural e Movimentos Sociais/UFSC, NMPS:Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais/UFSC, NIGS: Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades/UFSC e NEPEMOS: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Movimentos Sociais/FURB e CIEE Universidade do Porto/Portugal
Apoio institucional: UFSC, Universidade do Porto, CNPq, FURB, FUNCITEC e FAPEU.
Algumas dos destaques do evento (sugestão de pauta /entrevista):
Chantal Mouffe (Movimentos Sociais, cidadania, democracia) da Universidade de Westminster (Inglaterra) pelo NPMS, Stephen Stoer (Educação Intercultural) da Universidade do Porto (Portugal) pelo MOVER, Regina Soares Jurkewicz (Católicas pelo Direito de Decidir- ONG ligada aos direitos da mulher) pelo NIGS
e ainda: Presença da Senadora Ideli Salvatti, Guacira Lopes Louro da UFRGS, Sérgio Costa da Universidade Livre de Berlim (Alemanha), José Marin da EESP ( Suíça), Fernand Ouellet da Université de Sherbrooke (Canadá) e Jacques Gauthier (França).





























