Colégio Agrícola de Camboriú comemora 50 anos com festa e homenagens

09/04/2003 17:29

A abertura das comemorações dos 50 anos do Colégio Agrícola de Camboriú contou com a presença do Reitor e do Vice-Reitor da UFSC, além de outras autoridades da universidade e da região onde fica o colégio. Uma sessão especial homenageou, entre outros, o primeiro Diretor do CAC, o Engenheiro Agrônomo Jorge Campos Tzaschel(foto), que dirigiu a escola desde a fundação, em 1953, até 1986. Também houve a inauguração de um espaço em parceria com o Sebrae, das novas instalações do Abatedouro, além da abertura da Semana da Saúde.

O Colégio Agrícola de Camboriú foi criado em 15 de abril de 1953 e as atividades pedagógicas tiveram início em 1962 com o Curso Ginasial Agrícola. De 1965 até 1968 foi oferecido também o Curso Técnico em Agropecuária. Em 25 de janeiro de 1968, a responsabilidade administrativa e financeira do Colégio foi transferida para a UFSC, tornando-se, assim, uma instituição pública e gratuita. Atualmente o CAC está diretamente vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFSC.

Pioneira na formação de Técnicos em Agropecuária em Santa Catarina, a instituição formou profissionais que prestaram e continuam prestando especial contribuição para a difusão tecnológica junto a Agricultores e Trabalhadores Rurais de todas as regiões do Estado (mais de 80 municípios de Santa Catarina) e em outros estados da União como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Mato Grosso.

Desde 1965 o CAC oferece formação profissional de Técnico em Agropecuária, preparando-o para gerir propriedades rurais, além de capacitá-lo para o mercado de trabalho. Atualmente oferece também formação profissional na área de Informática e Meio Ambiente, cursos que tiveram início em 2000.