Abertas inscrições para curso de iniciação à Astronomia
Estão abertas as inscrições para o curso de iniciação à Astronomia ‘Leitura do Céu e Sistema Solar’, que acontece de 5 a 16 de maio no Planetário da UFSC. As inscrições custam R$ 30,00 para estudantes e R$ 40,00 para os demais e podem ser feitas no Planetário. São oferecidas 40 vagas à comunidade. Os interessados não precisam ter conhecimentos anteriores sobre o assunto.
Esse é o 27º curso de extensão oferecido pelo grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e pelo Planetário da UFSC. O curso pretende divulgar os conhecimentos atuais sobre o universo, as últimas informações obtidas pelos telescópios e naves. Entre outros assuntos serão abordadas as constelações; as estrelas; a mecânica, estrutura e formação do sistema solar; planetas; cometas; meteoros; a Via Láctea e os instrumentos astronômicos.
As aulas serão à noite, com início às 19h30min e numa carga horária total de 30 horas. Os alunos farão observações em telescópio após as aulas teóricas. Durante o curso vai ocorrer um eclipse total da lua, por volta da meia noite, de 15 para 16 de maio. A partir das 22h, os professores estarão no planetário com equipamentos apropriados `a observação do fenômeno. As pessoas que quiserem acompanhar o eclipse, mesmo que não participem do curso, podem se dirigir ao planetário. A observação depende das condições do tempo.
Informações: 331-9241 (Planetário), 9903-8102 com Geraldo ou geraldomattos@hotmail.com































