Laboratório da UFSC desenvolve pesquisas para implantar sistema de cartório virtual

Foto: Núcleo de Comunicação do CTC
Segundo Kazienko, um documento eletrônico para ter validade jurídica precisa apresentar três características básicas: autenticidade que
comprove de quem partiu o documento, algo que assegure a integridade do arquivo e que ateste a partir de que data ele passou a existir.
“Através da técnica de assinatura digital pode-se assegurar essas características. O papel da impressão digital é reforçar a segurança do sistema de assinatura, sobretudo no que diz respeito à verificação da identidade do assinante da mensagem eletrônica”, diz o mestrando.
O sistema desenvolvido por Kazienko exige que o interessado em realizar a assinatura digital de um documento eletrônico só consiga fazê-lo mediante a apresentação de três itens: uma senha, um smart card – cartão inteligente semelhante a um cartão de crédito – e sua impressão digital obtida através de um “mini scanner”. “A idéia é utilizar para a autenticação de usuário algo que a pessoa sabe – uma senha, algo que a pessoa tem – um smart card e algo que a pessoa é – sua impressão digital”, explica o mestrando. Para que a segurança deste sistema seja ainda maior, Kazienko propõe a utilização de um sensor para reconhecimento de impressão digital embutido diretamente no smart card. “Assim, todo o processo de verificação de usuário e assinatura digital poderá ocorrer dentro da memória do cartão, evitando que dados particulares da pessoa possam ser descobertos através do monitoramento ou da invasão do computador”, completa o mestrando.
Boletim de Ocorrência pela Internet
Kazienko, que também trabalha na Polícia Civil, sugere ainda em seu trabalho de mestrado que a técnica de assinatura através da impressão
digital seja utilizada no registro de ocorrências policiais da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina. “O projeto denominado BOES – Boletim de Ocorrência Eletrônico Seguro – possibilitará que o cidadão registre ocorrências através da Internet de maneira fácil e segura”, comenta o mestrando.
MAIS INFORMAÇÕES com o mestrando Juliano Kazienko pelo e-mail kazienko@inf.ufsc.br ou através do site www.inf.ufsc.br/~kazienko/.
FALE TAMBÉM com o orientador do trabalho, professor Ricardo Felipe Custódio, pelo e-mail custodio@inf.ufsc.br, ou tel 48 331 9498/ 7555.
CONHEÇA o trabalho do Laboratório de Segurança em Computação através do site http://www.labsec.ufsc.br

































