HU promove campanha para doação de sangue junto à comunidade universitária

04/02/2003 11:48

O Hospital Universitário promove até hoje, das 8 às 16 horas, no hall de entrada do auditório da Reitoria, a sua tradicional campanha de doação de sangue.

Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos e peso igual ou acima de 50 quilos, não ter doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes, problemas renais, ou fazer uso de medicamentos de uso contínuo ou permanente. Também não deve doar quem contraiu hepatite B ou C, ao contrário de quem teve a doença do tipo A quando criança.

Vera Lúcia Cavalcanti Ferreira, hematologista do HU, diz que doar sangue é um ato de solidariedade, mas enfatiza que o mais importante na hora da doação é a conscientização. “Quem tem um comportamento considerado de risco, faz uso de drogas ou de álcool não deve doar”.

Segundo Vera, as campanhas feitas na UFSC proporcionam, em média, uma coleta de 80 a 100 bolsas por dia. Acrescenta que com a população que circula diariamente no Campus, bastaria uma doação de cada um anualmente para que o Banco de Sangue nunca ficasse desfalcado.

Informações pelos fones 331-9114 ou 331-9853.