Ministro da Educação reafirma compromissos com Reitores das Universidades Federais
Depois de ter participado em Porto Alegre, da 48ª Reunião da Andifes, no último dia 28 de janeiro, o Ministro da Educação Cristovam Buarque remeteu correpondência aos Reitores das Federais em que reafirma os objetivos definidos naquele encontro.
O primeiro deles trata da implementação, pela Andifes e pelo MEC em conjunto, de medidas que liberem as Universidades das amarras burocráticas que trazem constrangimento à autonomia.
O segundo objetivo é de que Andifes e MEC devam definir ações que serão encaminhadas para negociações junto à área financeira do governo, voltadas para o enfrentamento das dificuldades por que passam as Instituições.
O terceiro refere-se à participação das universidades no esforço do Governo federal em programas de melhoria da qualidade no ensino básico, fome zero, abolição do analfabetismo e adoção de educação à distância.
O quarto compromisso reiterado pelo Ministro é a preparação de documentos curtos e preliminares com idéias sobre o futuro da universidade brasileira no mundo, que serão sistematizados para orientar debates com toda a comunidade acadêmica e não acadêmica.
Na correspondência o Ministro Cristovam Buarque também declara que “gostaria de reafirmar meu compromisso com a universidade pública e meu desejo de ser o instrumento do Governo Lula para deixar sua marca na vida da universidade brasileira, como ele deseja.”
O Ministro ainda afirma no documento que “é preciso tirar a universidade do clima de abandono em que ela vive há anos, oferecendo-lhe o apoio que merece e precisa”.













