UFSC 42 ANOS NO CENTENÁRIO DE JK

17/12/2002 15:15

Há exatos 42 anos, no dia 18 de dezembro, o então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira sancionava o projeto que gerou a Lei 3.849, criando a Universidade Federal de Santa Catarina. O ato simbólico representaria mais um entre tantos gestos formais, não fossem os acontecimentos que se seguiram a ele. Para muito além de uma assinatura, a criação da UFSC transformou-se no marco inicial da consolidação do ensino superior catarinense.

Aos motivos claros para compartilharmos com toda a sociedade a alegria desta data soma-se outro: o centenário de nascimento do Presidente JK. E, neste sentido, as comemorações que estaremos promovendo trazem à lembrança o perfil empreendedor e ousado do presidente reconhecido pelas mudanças que iniciou no país.

Criar a Universidade Federal de SC foi também um ato de coragem. Do Presidente e dos homens que estiveram à frente do projeto àquela época, como João David Ferreira Lima, Henrique da Silva Fontes, professores, lideranças políticas, empresários, cidadãos anônimos. Pessoas movidas pelo mesmo espírito empreendedor que caracterizava Juscelino, que transformaram um sonho em realidade.

Ao longo de mais de quatro décadas a UFSC consolidou-se em todas as áreas do conhecimento. Oferecemos hoje 67 opções de cursos na Graduação, 88 de especialização, 104 de Mestrado e 26 de Doutorado. Atendemos mais de 30 mil alunos, desde os pequenos de 0 a 6 anos até grupos da Terceira Idade, incluídos os Colégios de Aplicação e os Colégios Agrícolas de Araquari e Camboriú. Alunos de todas as regiões do estado, do país e até do exterior. A formação de nossos professores alcança números incontestáveis: 90% dos 1.623 docentes são Doutores (64%) ou Mestres (26%). Apesar das dificuldades históricas quanto a financiamento e contratações temos crescido em todos os níveis: no espaço físico, na capacitação de nossos professores e técnicos administrativos, no atendimento das demandas de todos os cidadãos que nos procuram, seja em busca de formação, seja no atendimento gratuito do Hospital Universitário, da Clínica Odontológica, da assessoria jurídica. Seja nos eventos que sediamos ou promovemos. Nosso papel tem sido o de democratizar o conhecimento, construir a cidadania e melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Voltando hoje os olhos para esta Instituição, de reconhecida competência, excelência e intimamente ligada com o cotidiano da comunidade, enxergamos em cada professor, servidor-técnico e estudante um pouco deste espírito, desta ousadia, desta coragem. Acrescente-se a estes valores mais um: a esperança. De que as gerações que ajudamos a formar irão manter a mesma convicção que temos sobre o papel de uma Instituição Federal de Ensino Superior, tendo a certeza de que seguimos o melhor caminho, mantendo a UFSC entre as melhores universidades brasileiras, garantindo seu caráter público, gratuito e de altíssima qualidade.