Núcleo de Pesquisa em Florestas Tropicais ganha prêmio de Conservação Ambiental
O Núcleo de Pesquisa em Florestas Tropicais, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC, foi o vencedor da 7ª edição do “Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental”, na categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos. O Núcleo, que desenvolve o projeto “Duas décadas na pesquisa para a fundamentação e regulamentação de uma proposta de manejo sustentável para o palmiteiro (Euterpe edulis MARTIUS)”, é composto por cinco professores e alunos. O palmiteiro foi o primeiro alvo do projeto de regulamentação e manejo sustentável por ser uma importante espécie no ecossistema da Mata Atlântica. Os estudos contribuíram para a elaboração das legislações que disciplinam a exploração do palmiteiro nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A cerimônia de premiação acontece nesta terça, 10/12, às 11 horas, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Irão receber o prêmio o coordenador Maurício Sedrez dos Reis e o mestrando Alexandre Siminski. Nesta 7ª edição do Prêmio, 159 propostas concorreram em cinco categorias: Conquista Individual, Ciência e Formação de recursos Humanos, Negócios em Conservação, Iniciativa do Ano em Conservação e Educação Ambiental.
O projeto “Duas décadas na pesquisa para a fundamentação e regulamentação de uma proposta de manejo sustentável para o palmiteiro (Euterpe edulis MARTIUS)” tem gerado conhecimento técnico e científico, além de oferecer inúmeros cursos sobre o manejo de rendimento sustentado da espécie, promovendo a capacitação de mais de 600 pessoas. Os professores diretamente envolvidos com o Núcleo formaram mais de 50 alunos de graduação e pós-graduação nestes 20 anos de pesquisas. O projeto abrange também araucária, xaxim e plantas medicinais.
Informações pelo fone 331-5321, com o prof. Maurício Sedrez dos Reis, ou pelo fone 331-5333, da Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, com Bernadete.