Temas polêmicos na Semana de Filosofia da UFSC
A semana que vai de 11 a 14 de novembro vai fervilhar na UFSC, com discussões filosóficas de alto nível. É que acontece mais uma Semana da Filosofia, promovida pelo Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação, NiM e CaFil. São conferências, mesas-redondas, comunicações e debates sobre temas que envolvem duas linhas básicas de discussão no mundo filosófico: Ética e Política e Filosofia da Ciência.
Segundo o coordenador da Semana, professor Celso Braida, há um renascer da discussão filosófica e isso fica evidenciado na procura por vagas no curso de Filosofia. “Até pouco tempo tínhamos muita vaga sobrando, agora temos fila de alunos esperando uma chance para entrar”. Celso acredita que os tempos atuais, em que as pessoas estão ansiosas por encontrar respostas para questões cruciais como o “para onde caminhamos”, faz com que haja essa busca. “A filosofia é a maneira como a humanidade pensa sua própria situação, sua condição no mundo e, ao tentar uma resposta, faz-se o pensar filosófico. Isso não acontece só na academia, mas na vida”, diz Celso.
No encontro, que vai reunir professores e alunos do curso da UFSC, estarão em debate temas polêmicos como Biomédica, Bioética, aborto, o valor da vida, eutanásia, Biopolítica, metafísica, arte, corporalidade, mecânica quântica, eugenia, inconsciente e ética animal. Assunto para todos os gostos.
A semana abre no dia 11 de novembro, às 14h, no auditório do CFH/UFSC.
Maiores informações no 331.9248
Filosofia.doc