Trabalho da UFSC é finalista em concurso nacional da Tigre

08/10/2002 17:53

O trabalho “Sistema Compacto de Reuso Planejado das Águas do Banheiro”, desenvolvido pelo estudante de Engenharia Civil da UFSC, Augusto César da Silveira, e orientado pelo professor Luis Alberto Gómez, foi selecionado como um dos cinco projetos finalistas ao Prêmio Universidade Tigre 2002 na categoria Soluções Inovadoras – nível de graduação. O trabalho tem como objetivo evitar o desperdício de água, propondo sua utilização racional através de um sistema de reutilização de águas utilizadas em pias e chuveiros nas descargas dos bacios sanitários. Cerca de 300 projetos de todo o país, que concorreram a esta terceira edição do Prêmio Tigre 2002, estão sendo avaliados pela empresa quanto à possibilidade de serem desenvolvidos e lançados no mercado.

O sistema desenvolvido na UFSC é formado por quatro etapas: captação, filtração, armazenamento e reutilização da água. Segundo Augusto César da Silveira, a diferença entre o sistema desenvolvido pelo estudante e os já existentes no mercado está em duas características. “A primeira é a de que o sistema pode ser instalado com uma maior facilidade, sem precisar de reformas grandes na estrutura do prédio ou casa. Além disso, são necessários menos recursos de energia elétrica para sua manutenção, o que também diminui custos”, explica o estudante autor do projeto.

Os critérios de escolha dos melhores trabalhos – que é feita por um júri composto por sete profissionais, incluindo quatro professores universitários, um profissional de renome do mercado da construção e dois representantes da Tigre – incluem o grau de inovação e contribuição para o desenvolvimento tecnológico do mercado, a viabilidade de desenvolvimento da proposta e os benefícios potenciais à sociedade como um todo (na forma de racionalização da aplicação e/ou instalação, conservação dos recursos naturais, melhoria da qualidade de vida e preservação do ambiente). O resultado final do prêmio vai ser divulgado no evento de premiação, marcado para 4 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.

Maiores informações sobre o trabalho finalista da UFSC com o professor Luis Alberto Gómez, pelo número (48) 331 5190.

Mais informações sobre o trabalho finalista da UFSC com o professor Luis Alberto Gómez, pelo número (48) 331 5190.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico